Modalidade de fixação em trocas atrai atenção de produtor
Representantes do Consórcio Nacional Cooperativo Agropecuário (Coonagro), que reúne as 21 maiores cooperativas paranaenses e também pesquisadores do Instituto de Fosfato Biológico - IFB estiveram participando do Giro BioCoper.
Eles estiveram acompanhados do diretor executivo Laerte Isaias Thibes, do gerente técnico e de insumos Edmilson Enderle e de Engenheiros Agrônomos e técnicos em agropecuária da Copercampos.
A visita especifica, assim como a realizada durante o dia 18 de fevereiro com produtores da região de Campos Novos, buscou apresentar aos representantes das cooperativas do Paraná as potencialidades do fertilizante organomineral BioCoper.
Para o diretor executivo da Copercampos, Laerte Isaias Thibes Júnior, o Giro BioCoper traz aos produtores, pesquisadores e diretores de cooperativas, os resultados que o produto está trazendo nas lavouras e também como é o processo de fabricação. “Desde a industrialização até a colheita é possível ver a qualidade e a viabilidade de se usar o BioCoper. A Coonagro através das cooperativas pode analisar e com esse auxílio da Copercampos implantar uma indústria no Paraná. A difusão do produto organomineral está sendo feita através de parcerias para que o produtor ganhe e o meio ambiente seja preservado”, ressalta Laertes.
De acordo com o diretor executivo da Coonagro Daniel Fontes Dias, a expectativa é instalar uma indústria no Paraná para atender os produtores associados das cooperativas e também trabalhar para proteger o meio ambiente.
“Nós estamos com representantes de cinco cooperativas conhecendo e analisando a viabilidade do projeto. Temos frigoríficos de frangos e suínos e a utilização destas matérias primas como a de cama de frango, utilizada na indústria da Copercampos, seriam para as cooperativas da Coonagro a solução ambiental e alternativa de renda”, explica Daniel. As cooperativas que integram a Coonagro têm mais de 60 mil associados e faturam, juntas, perto de R$ 10 bilhões.
Para o diretor comercial da IFB Biotecnologia José Roberto Barreto, o Giro BioCoper mostra o trabalho de acompanhamento que a Copercampos realiza com os produtores para trazer resultados na produção. “Estamos conferindo que a Copercampos realiza um trabalho de acompanhamento e faz uma comparação de uma nova tecnologia para a região ao lado da tradicional que é com adubação química. Análises de solo são realizadas e assim conseguimos visualizar os resultados do fertilizante BioAtivo”, ressalta Barreto.
Felipe Götz
COPERCAMPOS – Matriz / Campos Novos - SC
(049) 3541-6039 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura