Ferroeste conclui este mês estudo para construir ramal no Sudoeste do PR
A Embrapa já disponibilizou na internet o acesso ao Repositório Digital, desenvolvido pela unidade Informática Agropecuária, em parceria com o Comitê Permanente (CP) do sistema de bibliotecas da empresa (Ainfo).
O repertório apresenta, por meio eletrônico, os textos integrais dos trabalhos técnico-científicos gerados pela pesquisa, editados e publicados pela Embrapa. Com esse sistema, os usuários terão maior facilidade na recuperação e acesso aos textos disponíveis na Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA).
“A implantação de um repositório para a Embrapa é uma demanda antiga das bibliotecas para facilitar o acesso à produção científica da empresa pelos usuários externos”, diz a supervisora da Gerência de Organização da Informação Maria Helena Kurihara, da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília/DF.
Na coleção estão incluídos livros, folhetos, sistemas de produção, capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, além dos artigos das revistas Pesquisa Agropecuária Brasileira (Pab) e Cadernos de Ciência & Tecnologia. O recurso permite integração com outros repositórios de áreas correlatas aos temas de pesquisa da Embrapa e também com outras áreas científicas.
A rede abrange 39 comunidades organizadas por centros de pesquisa da Embrapa. O acervo tem 11 mil itens disponíveis, entre livros, artigos e outros documentos digitais, incluindo formatos de texto, imagem e som.
Ainfo - é um sistema para automação e recuperação de informação, utilizado pelas bibliotecas da Embrapa, pelas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) e por outras instituições públicas ou privadas. Antes, as informações cadastradas no sistema permitiam acesso apenas pela Intranet das Empresas.
Mais informações:
Lis Wengärtner,
Mapa/Embrapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura