Relatórios Dataluta trazem dados sobre questão agrária

12.12.2012 | 21:59 (UTC -3)

Publicação eletrônica semestral do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), vinculado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente, a revista NERA destina-se à divulgação de artigos científicos, resenhas e relatórios de campo de pesquisadores sobre a questão agrária no mundo.

A Rede DATALUTA e a equipe NERA produzem os Relatórios DATALUTA. A Rede mantém atualizado um banco com informações em escala nacional sobre ocupações de terra, assentamentos rurais, movimentos socioterritoriais e estrutura fundiária.

O banco de dados e as pesquisas no âmbito do DATALUTA foram iniciados em 1998, sob coordenação do professor Bernardo Mançano Fernandes. O objetivo da pesquisa é a sistematização dos dados sobre a reforma agrária no Brasil por meio do Banco de Dados da Luta pela Terra - DATALUTA e compreendem as ocupações de terras, assentamentos rurais, estrutura fundiária e movimentos socioterritoriais.

Relatório DATALUTA Brasil 2011

Autor: Rede DATALUTA

Foram 1.198.513 famílias que ocuparam terras no Brasil no período de 1988 a 2011; quase 5 milhões de pessoas na primeira década do século XXI se mobilizaram e manifestaram para lutar por terra, trabalho, saúde, educação, direitos humanos, justiça, enfim, por um modelo de desenvolvimento do campo diferente daquele adotado pelo Estado e atrelado ao grande capital. (In)justamente por este modelo adotado no Brasil desde longa data que os dados organizados pelo DATALUTA revelam e reforçam a diminuição no processo de criação de novos assentamentos rurais.

Para baixar:

Relatório DATALUTA São Paulo 2011

Autor: NERA

Apresentamos o primeiro relatório do estado de São Paulo da série de relatórios do DATALUTA. Nosso projeto é difundir os resultados de nossas pesquisas em diversas escalas, de modo a contribuir com leituras diferenciadas da questão agrária. O DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra - é um projeto de pesquisa e extensão criado no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA - vinculado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente.

Para baixar:

Relatório DATALUTA Pontal do Paranapanema 2011

Autor: NERA

Apresentamos o quinto relatório regional da série de relatórios do DATALUTA. Nosso projeto é difundir os resultados de nossas pesquisas em escala local, de modo a contribuir com leituras diferenciadas da questão agrária. O DATALUTA - Banco de Dados da Luta pela Terra - é um projeto de pesquisa e extensão criado no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária - NERA - vinculado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente.

Para baixar:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025