Nucoffee investe na capacitação de provadores de café

29.10.2010 | 21:59 (UTC -3)

NUCOFFEE, a iniciativa da empresa líder do agronegócio Syngenta para qualificação do café, promove hoje a formatura de 32 novos degustadores no grau máximo de certificação internacional - o Q-Grader -, título emitido pelo Coffee Quality Institute (CQI). A cerimônia de entrega desses certificados acontece hoje, no Centro de Excelência do Café na cidade de Machado, no Sul de Minas Gerais.

 

“O foco da Syngenta é oferecer aos produtores de café condições técnicas para investimento na qualidade dos grãos. Capacitando os profissionais dentro dos critérios da CQI, eles estarão ainda mais alinhados com os padrões do mercado internacional, e estarão capacitados a identificar cafés altamente diferenciados para atender uma crescente demanda pela qualidade. Ao mesmo tempo, esses provadores oferecem feedback direto aos produtores, ajudando-os a monitorar a qualidade do café através da forma mais sustentável possível, a disseminação do conhecimento”, afirma Daniel Friedlander, gerente de Marketing de Nucoffee da Syngenta.

 

A metodologia de classificação internacional avalia, além dos atributos físicos como tamanho do grão, cor, ausência de defeitos primários e outros aspectos sensoriais como aroma, textura e acidez. Essa é a primeira vez que esse tipo de preparação e certificação acontece no país. Até então, o Brasil contava com apenas 7 degustadores com o título Q-Grader, todos obtidos em outros países. Na área de capacitação, a plataforma de Nucoffee inclui também o treinamento de juízes e parcerias internacionais com entidades que promovem a qualidade do café no mundo.

 

Bruna Monteiro

CDN Comunicação

(11)3643-2919

bruna.monteiro@cdn.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro