AGCO Finance oferece condições de crédito competitivas
A estimativa do Valor Bruto da Produção (VBP) regional mostra que o Norte do País terá, neste ano, um aumento real de 10,6% em relação a 2008, alcançando R$ 6,26 bilhões.
O Centro-Oeste apresenta uma redução de 8,7%; o Sul queda de 8,2%, Sudeste e Nordeste, 5,5% e 1,8%, respectivamente. As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os estados que apresentam as maiores reduções do valor de produção são Mato Grosso do Sul (-22,7%), Ceará (-17,9%), Paraná (-17%), Paraíba (-16,4%), Minas Gerais (-10,9%) e Sergipe (-10,3%). O acompanhamento do VBP, atualizado em agosto, é realizado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa).
O VBP Brasil está projetado em R$ 153,4 bilhões para 2009. As condições climáticas adversas foram uma das principais razões que levaram a um menor valor da produção neste ano. Os levantamentos da Conab e do IBGE mostram que a atual safra de grãos foi marcada por estiagens ocorridas durante o plantio da safra de verão e excesso de chuva e ocorrência de geada, que afetaram principalmente as lavouras de inverno.
Confira a tabela VBP Regional no link abaixo:
Inez De Podestà
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura