BASF lança novo dispositivo para auxiliar a identificar produtos falsificados
O “café, suas perspectivas e desafios” é o tema do 9º Simpósio Regional de Cafeicultores da Região do Caparaó que ocorre entre os dias 27 e 28 de agosto, no município de São José do Calçado/ES.
Juntamente com o simpósio, que acontecerá no Parque de Exposição Divinéia, será realizada a VIII Feira de Insumos.
A região do Caparaó tem o café arábica como seu produto de maior destaque, concentrando mais da metade de todo o café dessa espécie produzido no estado. A economia da região é baseada na agricultura familiar, atividade que proporciona trabalho e renda para mais de cem mil pessoas. Por isso, o objetivo principal do simpósio é discutir o “Programa Renovar Arábica”, recentemente lançado pelo governo do Estado do Espírito Santo e que tem como meta a mudança de paradigmas, oportunizando o uso de variedades de café adaptadas à região e que atingem melhores produtividades. Serão discutidas, também, questões ambientais e trabalhistas da produção, as perspectivas do mercado de café e a melhoria da qualidade do produto.
Na programação, como parte das discussões sobre Produção e Perspectivas do Mercado do Café, a pesquisadora Maria Amélia Gava Ferrão, fará palestra sobre as pesquisas e estudos que resultaram no Programa Renovar Arábica. Ela falará, também, como uma das pesquisadoras da Embrapa Café/Incaper, sobre o Programa Nacional de Pesquisa Cafeeira e as responsabilidades do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café dentro desse programa.
O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Prefeitura Municipal de São José do Calçado e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF). O Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, está apoiando a realização do evento.
Maiores informações na página:
.
Jurema Iara Campos
Embrapa
(61) 3448-4085 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura