Redução de tempo na entrega de máquinas se torna diferencial para empresas do setor

Brasileira MP Agro implantou medidas para ter produtos em menor prazo e oferecê-los a pronta entrega através de suas revendas em todo o país

26.05.2022 | 13:57 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni
Entrega de equipamento da MP Agro. - Foto: Divulgação
Entrega de equipamento da MP Agro. - Foto: Divulgação

De acordo com a Câmara de Máquinas Agrícolas da Abimaq (CSMIA), o prazo médio para a entrega de máquinas agrícolas, no mercado em geral, é de nove semanas, ou seja, mais de dois meses. Desde o início da pandemia, em 2020, o setor segue com dificuldade na oferta de matéria-prima, que iniciou com a falta de aço e hoje enfrenta escassez de semicondutores e de outros insumos utilizados na fabricação. Na contramão dessa realidade, que desorganiza a cadeia de máquinas e atrapalha o desempenho das atividades no campo, a brasileira MP Agro vem trabalhando junto aos seus revendedores em todo o país para cumprir o prazo máximo de 30 dias nas entregas de seus produtos da linha de arrasto, e até mesmo ofertando no ato da compra.

Com unidade industrial em Ibaté, no interior paulista, a empresa atua no mercado com quatro linhas de distribuidores de fertilizantes. Para continuar atendendo o produtor rural com a vantagem de um prazo enxuto em relação a outras companhias, a indústria adotou medidas como o aumento do seu time produtivo e ampliação de sua estrutura fabril. “Estamos trabalhando também em grande parceria com fornecedores, com programações para evitar atrasos no fornecimento de matéria-prima e componentes em geral”, destaca Daud Falconi, diretor comercial. Outra grande vantagem para atender os produtores em curto prazo tem sido a parceria estratégica com os revendedores em todo o país. “Trabalhamos com programações antecipadas de compra, o que dá ainda mais velocidade produtiva e, consequentemente, disponibilidade de máquinas”, reforça.

Daud Falconi, diretor comercial
Daud Falconi, diretor comercial

O carro-chefe da empresa é a Linha Z de distribuição a lanço, modalidade de equipamento pioneira, que tem compatibilidade com todos os modelos de pulverizadores autopropelidos existentes, além de agricultura de precisão embarcada e fabricação 100% inox. “A Linha Z é a que costuma ter prazo de até 60 dias, pois são fabricadas de acordo com o modelo de autopropelido do cliente. As demais linhas têm variedade na pronta entrega”, explica o diretor.

A atual fábrica da MP Agro conta com 3.000m² de construção e a segunda instalação será inaugurada ainda este ano.

Vantagem para o produtor

O produtor rural está habituado com imprevistos, já que há muitas variáveis que interferem no trabalho a campo. No entanto, quando faltam equipamentos que são primordiais para a atividade, como maquinários de plantio e de pulverização, existe o risco de o estabelecimento de uma safra ser prejudicado. A semeadura dos cultivos tem uma janela ideal, portanto, a segurança e o prazo de entrega dos equipamentos adquiridos são muito importantes.

“O produtor pode ter imprevistos também com seu maquinário atual, ou mesmo dificuldade na liberação de crédito agrícola, com prazo maior que o estimado. Mas, se ele tem a possibilidade de ter o maquinário a tempo da sua utilização, ele garante melhor qualidade na aplicação do fertilizante”, afirma Falconi. Além disso, ele aponta que isso vai ter impacto direto na produtividade ao final da safra. “Então acreditamos que atender o produtor no menor tempo possível é um grande diferencial”, finaliza.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024