Raízen lança programa inédito de relacionamento com fornecedores de cana

03.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Raízen inicia a safra 2013/14 com o lançamento do Programa Cultivar, projeto inédito no setor sucroenergético, que tem como objetivo estreitar o relacionamento com os fornecedores de cana-de-açúcar, compartilhar conhecimento e contribuir para melhorar os resultados de seus parceiros.

Entre os benefícios do programa estão treinamentos relacionados à área agrícola, gestão empresarial e sustentabilidade.

Por meio do suporte agronômico, por exemplo, os fornecedores participantes terão oportunidade de incrementar a produtividade e qualidade do seu canavial. “Formamos um time especializado, que estará no campo, junto com o fornecedor, buscando a melhor forma de planejar a lavoura e torná-la mais rentável”, conta Carlos Martins, diretor de Fornecedores e Parceria Agrícolas da Raízen.

Nesta primeira fase do projeto, a empresa disponibilizará assessoria técnica em três operações: amostragem de solo, levantamento de pragas e sistematização da área. Todo o processo será monitorado pela empresa por meio de um Relatório de Visita Estruturada (RVE), que será preenchido pelo agrônomo em todas as visitas às áreas do fornecedor. Esse documento, além de trazer informações sobre as condições da lavoura, também servirá para auditar os parceiros quanto às questões ligadas à sustentabilidade.

Os fornecedores filiados ao programa Cultivar terão ainda a vantagem de poder adquirir insumos, materiais e equipamentos em parceria com a Raízen, o que potencializará os ganhos de escala dos mesmos, uma vez que a empresa produz 30 milhões de toneladas de cana por safra.

Outro benefício que os fornecedores poderão capturar é o uso de linhas de crédito que estão sendo negociadas pela Raízen no mercado financeiro para os seus parceiros filiados ao programa Cultivar. A ideia é compartilhar os benefícios da solidez e credibilidade da Raízen com os seus parceiros agricultores.

Nesta primeira fase do projeto-piloto, a Raízen contará com a participação dos seus 150 maiores fornecedores de cana. Após esse período de implementação e adaptação, a ideia é expandir o programa aos demais fornecedores gradualmente. “Por ser uma iniciativa inovadora e desafiadora, foi necessário estabelecer uma quantidade gerenciável de parceiros nesta primeira safra para que o programa se estabilize antes de ampliarmos o escopo”, afirma Carlos. O programa conta com investimentos iniciais de R$ 5 milhões.

Ao final da safra 2013/14, a Raízen, irá criar também uma campanha para reconhecimento dos melhores desempenhos, que serão avaliados em categorias, como Produtividade (TCH), Qualidade da Colheita (ATR) e Sustentabilidade. As pontuações serão contabilizadas para determinar a premiação dos melhores parceiros.

“Por meio de capacitação, serviços, crédito e reconhecimento de desempenho, queremos promover um padrão de relacionamento diferenciado com nossos parceiros, aumentando assim o nível de fidelização. O objetivo é buscar resultados concretos no médio prazo, como redução de custos, aumento da produtividade e da qualidade, além da garantia da sustentabilidade no processo de produção”, conclui Carlos.

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