Painel IV do Seminário discute novas tecnologias para o controle do arroz-vermelho

31.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: IRGA

Com o objetivo de divulgar novos conhecimentos sobre a biologia e manejo do arroz-vermelho, o Irga, em parceria com a Universidade Federal do RS (Ufrgs), realizará o II Seminário Latino Americano sobre Arroz Vermelho, que ocorre nos dias 4 e 5 de junho, no auditório do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS (PucRS), em Porto Alegre/RS.

O Seminário também conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar), da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) e da Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (Sbcpd).

Para as atividades são esperados centenas de participantes, numa programação dividida em quatro painéis técnicos. No Painel IV, quatro pesquisadores reconhecidos internacionalmente palestram sobre o tema “Biotecnologia, transgênicos e novas tecnologias no controle do arroz vermelho”, com o objetivo de expor os principais aspectos relacionados ao tema.

A primeira palestra tem como título Desenvolvimento de transgênicos relacionados à mitigação e controle de arroz vermelho, a qual será ministrada pelo Professor Emétito Jonathan Gressel, do Department of Plant Sciences Weizmann Institute of Science. Rehovot, Israel. Gressel tem graduação na Ohio State University, mestrado e doutorado em Botânica na University of Wisconsin. Área de atuação: Necessidades das culturas transgênicas e agentes de biocontrole, Fluxo de transgene e atenuantes, novas fontes de produção de energia a partir de algas em algas oceânicas e resistência a herbicidas. Foi pioneiro nas pesquisas modernas sobre resistência de plantas a herbicidas. Escreveu diversos livros e artigos científicos sobre este tema. Atua como editor ou participa do conselho editorial de onze revistas científicas.

A segunda palestra abordará sobre o tema Desenvolvimento e lançamentos de tecnologias relacionadas ao controle de arroz vermelho – Melhoramento da iniciativa pública – Brasil. Será apresentada pela pesquisadora do IRGA Mara Cristina Barbosa Lopes que é Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Graduação na área de concentração Agronomia, opção Fitomelhoramento, nível de mestrado, na mesma Universidade. Atualmente atua como Chefe da Seção de Melhoramento Genético na Estação Experimental do Arroz em Cachoeirinha. Os trabalhos são dedicados à pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares de arroz irrigado para as condições do Rio Grande do Sul. Como experiência profissional, tem participado de todas as etapas do programa de melhoramento do IRGA para o desenvolvimento e lançamento de cultivares de arroz irrigado ao longo dos últimos 21 anos.

A terceira palestra será sobre o Desenvolvimento e lançamentos de tecnologias relacionadas ao controle de arroz vermelho – Melhoramento da iniciativa pública – USA. Será apresentada pelo Dr. Steve. Linscombe que tem grau de PhD em Agronomia, Semeadura e Genética de Planta pela Universidade do estado do Mississipi, mestrado em agronomia e bacharelado em ciência dos animais, ambas pela Universidade do estado da Louisiana. É diretor do Rice Research Station. É criador sênior de arroz e geneticista na estação de pesquisa em arroz AgCenter da LSU e coordenador do programa de desenvolvimento de variedades de arroz no centro de pesquisa.

A quarta palestra será sobre o Desenvolvimento e lançamentos de tecnologias relacionadas ao controle de arroz vermelho – Melhoramento da iniciativa privada, ministrada pelo Dwight More - Basf, USA.

A quinta palestra terá uma abordagem sobre a Integração da biologia, biotecnologia e manejo para o controle de arroz vermelho. Será proferida pelo professor Aldo Merotto Jr. - Ufrgs. Com graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), e doutorado em Herbologia/Ecologia pela Universidade da Califórnia, Davis, EUA (2007).É professor no Departamento de Plantas de Lavoura da Ufrgs. Sua área de atuação é manejo integrado de plantas daninhas, variabilidade de caracteres relacionados a adaptação de plantas daninhas e dinâmica populacional de plantas daninhas e cultivadas resistentes a herbicidas. Também têm realizado diversas pesquisas sobre resistência de capim arroz e arroz vermelho a herbicidas, e sobre a variabilidade do degrane e dormência de arroz vermelho.

Para se inscrever no Seminário:

Envie e.mail para

Para mais informações sobre o Seminário:

Ligue (51) 3470.0602 ou (51) 3470.0637

Acesse a programação completa clicando

Acesse a nossa página no Facebook clicando

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro