Qualidade de frutas e hortaliças é o foco da BASF na Hortitec 2013

18.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Frutas e hortaliças demandam uma maior qualidade por, na maioria das vezes, chegarem ao consumidor final na forma in natura. Um alimento saudável e sem sintomas de pragas e doenças agrega valor e aumenta a rentabilidade do produtor. Para ajudá-lo no controle de pragas e doenças em hortifruti, a BASF apresenta na 20ª Hortitec os fungicidas CabrioTop, Cantus, Forum e Collis; os inseticidas Pirate e Nomolt, além do Sistema AgCelence HF, que contribui para aumentar a produtividade. O evento acontece entre os dias 19 e 21 de junho, em Holambra/SP.

De acordo com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp), em 2012 a comercialização de frutas e hortaliças chegou a quase 3 milhões de toneladas no estado paulista. Apenas nos quatro primeiros meses de 2013, o volume atingiu 955 mil toneladas. “É um setor representativo, que engloba principalmente pequenos agricultores. A qualidade e a integridade dos produtos finais são essenciais para garantir melhores negócios, e a BASF tem o Sistema AgCelence® HF que contribui para isso”, afirma o gerente de Marketing para Hortifruti da BASF, Eduardo Eugênio.

O Sistema AgCelence HF para batata e tomate integra a aplicação sequencial dos fungicidas Cantus e Cabrio Top, proporcionando melhor manejo fitossanitário as culturas e apontam também um aumento de rendimento e qualidade dos produtos colhidos. Na cultura da uva, os fungicidas Collis e Cabrio Top são empregados em diferentes etapas do manejo. Esse modelo permite melhor qualidade dos frutos e maior teor de graus brix, tornando o fruto mais doce e palatável.

Para controle de insetos, a BASF apresentará na feira o inseticida Pirate. O produto atua por meio de ingestão ou contato. Para batata, ajuda no controle da traça-da-batatinha, do tripes e larva-mineradora. Na cultura de tomate, o inseticida controla a traça-do-tomateiro e o ácaro-rajado. Além disso, o Pirate age sob diferentes ácaros e insetos nos cultivos de feijão, mamão, maracujá e alho. Outros produtos que complementam a oferta BASF para os cultivos de Hortifruti, como Polyram DF, Acrobat MZ, Regent 800 WG e Nomolt, também serão demonstrados no evento.

Outra novidade da BASF é o Digilab Mobille na versão para tablet, que auxilia na identificação dos sintomas das principais doenças, pragas e plantas daninhas em diferentes culturas, inclusive em hortifruticultura. Com o auxílio de uma lupa wirelless (sem fio), que aumenta em até 200 vezes, é possível capturar a imagem e detectar, por meio da biblioteca virtual, a saúde vegetal da planta. A tecnologia permite consultar e comparar as imagens capturadas, além de disponibilizar um banco de dados, conteúdo explicativo e informativo, localização georreferenciada, mapa de ocorrências próprio e personalizado, consultoria de técnicos da BASF e mais mobilidade nos diagnósticos. O produto agiliza o trabalho de assistência técnica no campo.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro