Expansão da cafeicultura brasileira incentiva o uso de tecnologias de precisão para o setor

17.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Thiago Verney

A maior feira voltada à cafeicultura no país, a Expocafé, que aconteceu de 11 a 14 de junho em Três Pontas/MG, destacou a difusão de novas tecnologias para os produtores rurais e empreendedores do ramo. São 128 empresas que estiveram presentes e apresentaram o que há de mais inovador em máquinas, defensivos agrícolas, fertilizantes e agricultura de precisão para o cultivo de café. A média de lançamento de novos produtos chegou a 20% e há a projeção de que os negócios realizados durante a feira movimentem no total R$ 200 milhões.

Dentre os expositores, a Arvus Tecnologia, especializada no desenvolvimento de softwares e equipamentos de precisão para agricultura e silvicultura, mostrou a eficiência do uso de controladores eletrônicos de taxa variável - como a linha Titanium, que regula o uso de corretivos e insumos agrícolas no campo - além de outras tecnologias para o setor. Somente no ano passado, o percentual de vendas da Arvus para cafeicultores representou 14% do faturamento total neste período. A empresa participou em parceria com a Hidroferti, principal representante da Arvus em Minas Gerais.

- O crescimento da cafeicultura no Brasil, que está entre as commodities que mais contribuíram para bater o recorde na renda bruta do produtor rural neste ano, um valor de R$ 271 bilhões e 10,2% maior que 2012, é o que impulsiona o uso de novas soluções tecnológicas no agronegócio café. Para Gustavo Raposo, diretor da Arvus Tecnologia, a participação no evento e o foco de atuação no ramo é ideal para ajudar a expandir novos negócios e explorar mercados. “A Expocafé potencializa desde o trabalho dos pequenos até os grandes produtores de café, ampliando e diversificando o setor. Por isso disponibilizamos soluções que atendam às necessidades de produtividade e gestão da lavoura, facilitando e incentivando o uso do dia-dia do cafeicultor”.

Em sua 15ª edição, a Expocafé representa uma oportunidade de estímulo ao empreendedorismo e tecnologia. No evento, 25 mil metros quadrados dão espaço a stands de empresas que vão do ramo de insumos até grandes colheitadeiras. Durante a feira também foram realizadas avaliações técnicas das ferramentas de comunicação rural para difundir e transferir tecnologias relativas à cafeicultura em Minas Gerais.

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