Equipalcool comemora 2010 e se prepara para novos desafios em 2011
O Canal Rural exibe na próxima terça-feira (28), às 7h e às 18h o Técnica Rural: Especial Lavouras do Brasil. No terceiro programa da série especial o manejo de pragas na fase reprodutiva da soja é destaque.
Esse estádio de desenvolvimento é considerado um dos mais críticos, pois os danos provocados por insetos podem se tornar irreversíveis, afetando diretamente a produtividade.
Durante as gravações, realizadas em Cascavel, no Paraná, a equipe do Técnica Rural entrevistou agrônomos e produtores, que demonstraram tecnologias de monitoramento e controle de pragas. Entre as ferramentas apresentadas, está um kit desenvolvido por um fabricante de agroquímicos voltado para a identificação rápida de pragas. O laboratório móvel, composto por um programa de computador e uma lupa eletrônica, que aumenta a imagem em até 500 vezes, pode ser usado na lavoura, facilitando o diagnóstico e acelerando a tomada de decisão quanto às medidas de controle das pragas.
Na fase reprodutiva da soja, o nível de tolerância ao ataque de insetos é reduzido. Enquanto nas fases iniciais de desenvolvimento é admitido até 30% de danos, no período reprodutivo essa tolerância cai para 15%. A partir desse percentual, os agrônomos recomendam a adoção de medidas de controle.
O programa Técnica Rural Especial Lavouras do Brasil vai ao ar na próxima terça-feira, dia 28 de dezembro, às 7h, com reapresentação às 18h. O programa tem a reportagem de Ana Lucia Kist. As informações completas sobre o projeto, blogs e vídeos podem ser acessados pelo www.lavouras.com.br.
Mauricio Guedes
Art Presse
(11) 3065-8406
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura