Isla promove Super Campo
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e representantes da cadeia orizícola da região de Tapes assinaram nesta terça-feira (21), na sede do Sindicato Rural, o contrato com a empresa que irá realizar a construção da Casa do Arrozeiro do município. O início das obras deve acontecer em janeiro de 2011 e a construtora tem o prazo de seis meses para concluir a obra.
Para o conselheiro do Irga e presidente do Sindicato Rural de Tapes, Juarez Petry, a construção da Casa do Arrozeiro ser realizada junto da sede do Sindicato é o início de uma integração com toda a cadeia produtiva. Para o conselheiro, a Casa do Arrozeiro também melhorará a qualificação dos produtores, de seus funcionários e fará com que a pesquisa chegue mais claramente ao produtor.
O engenheiro agrônomo do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural de Tapes, Theodoro Tschoepke Soares, a construção das Casas dos Arrozeiros servirá para uma padronização do trabalho realizado pelo Irga em todo o Estado. Para o agrônomo, a disponibilidade de uma área para realizarmos experimentos técnicos, como os de técnicas de cultivo, também será importante para a região.
O presidente do Irga, Maurício Fischer, salientou que o projeto de construção das Casas do Arrozeiro surgiu junto com o pessoal da assistência técnica. “Contando a de Tapes, são oito casas em andamento, mas há ainda mais oito previstas”. Para o presidente, haverá uma congregação entre o Irga e o Sindicato Rural com o objetivo de atribuir mais força ao setor produtivo.
O Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do município realiza assistência também em Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul e Barão do Triunfo. A região semeou 23.141 hectares na safra 2010/2011.
Guilherme Flach
Instituto Rio Grandense do Arroz
(51) 3288-0398
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura