Público da Tecnoshow 2022 terá acesso a novidades em irrigação por gotejamento da Netafim

A Tecnoshow terá sua 19ª edição de 04 a 08 de abril, em Rio Verde (GO)

23.03.2022 | 10:22 (UTC -3)
Mariana Cremasco
Ricardo Almeida e João Silva
Ricardo Almeida e João Silva

Uma grande feira de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro é a Tecnoshow, que esse ano realiza sua 19ª edição de 04 a 08 de abril, em Rio Verde (GO). A expectativa dos organizadores do evento é receber mais de 115 mil visitantes e a previsão de um montante de R$ 3,4 bilhões em negócios.

Em 2022, o público do evento terá acesso ao extenso portfólio da Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com expertise no assunto, a Netafim tem difundido projetos que harmonizam sistemas de irrigação, especialmente em cultivos de grãos e fibras. É um método que permite a utilização simultânea de dois sistemas de irrigação distintos, como os pivôs centrais e o gotejamento subterrâneo, o que faz com que o produtor consiga irrigar as bordaduras dos pivôs, ou seja, 100% de sua área, além de otimizar as operações de plantio, manejo e colheita, possibilitando produzir até três safras em apenas um ano.

“O público da feira que visitar nosso estande pode ter acesso aos detalhes dos projetos que podem ser realizados em qualquer relevo e tipo de solo. Tudo isso valoriza a propriedade e permite que esse agricultor tenha uma nova fazenda mesmo sem a necessidade de aumentar sua área. Tudo já está ali. Bem embaixo dos seus pés!”, disse João Silva, especialista agronômico da Netafim.

A irrigação localizada também pode ser benéfica para cultivos de pastagens. A Netafim apresenta na feira soluções para mitigar instabilidades climáticas e baixa eficiência que são desafios enfrentados pelos pecuaristas, pois a produção em sequeiro é muito arriscada e imprevisível, podendo trazer enormes perdas.

“As tecnologias desenvolvidas para a pecuária evoluíram muito nos últimos anos, gerando uma demanda cada vez maior pela melhoria na produção de alimento para o rebanho. Com a irrigação é possível aumentar a quantidade de animais por hectare, permitindo pasto intensivo com alta rotação animal. Além disso, aumenta também a produção durante o ano inteiro, com eficiência em todo o processo”, explicou Silva.

O gotejamento subterrâneo é ideal para os cultivos de pastagem e rotação cultivos em grãos, pois permite que a água, os nutrientes e até mesmo defensivos agrícolas sejam aplicados através de um único sistema, chegando diretamente à raiz de cada planta, na quantidade exata e no momento certo.

O CEO da Netafim no Brasil e Mercosul, Ricardo Almeida, destacou que questões de sustentabilidade estão cada dia mais presentes e necessárias na agricultura brasileira, e isso vem ao encontro das características da irrigação por gotejamento, que oferece baixo consumo de água e de energia, aliado às altas produtividades.

“Em 2021, o Brasil registrou aumento de aproximadamente 350 mil hectares em áreas irrigadas. Foi o maior crescimento da história da indústria da irrigação. Nosso país ainda tem potencial para irrigar 400 a 500 mil hectares novos a cada ano. Nossa empresa investe continuamente para dar suporte, e está pronta para atender o mercado nacional. Vamos lançar, ainda em 2022, novos produtos e soluções totalmente pensados para as mais diversas necessidades dos agricultores. A presença em eventos como Tecnoshow garante que mais pessoas conheçam essas importantes inovações”, concluiu Almeida.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024