Publicado zoneamento agrícola para o café no ES

18.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

O zoneamento agrícola de risco climático para a cultura de café safra 2009 no Espírito Santo, está instruído na Portaria Nº 191, publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (18/08).

O estado é o segundo maior produtor nacional de café das espécies conilon (ou robusta) e arábica.

As condições hídricas e de temperatura são os principais fatores climáticos que influenciam a produção dessas espécies. O cafeeiro é pouco tolerante ao frio e, para uma boa produção, precisa de umidade suficiente do solo durante os períodos de vegetação e frutificação. Para isto, o zoneamento identifica as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo dos cafés conilon e arábica no Espírito Santo.

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de café beneficiado, safra 2009, está estimada em 39 milhões de sacas, em área de 2,3 milhões de hectares. Para o estado, a previsão é de 10 milhões de sacas de café, sendo 7,5 milhões da espécie robusta e 2,5 milhões da arábica. Os dados da pesquisa são referentes ao levantamento feito em maio deste ano.

Confira a íntegra da Portaria Nº 191 – Cultivo de café no Espírito Santo no link abaixo:

Fonte e informações adicionais: Mapa -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025