Publicado registro do Elestal, da Syngenta, no Brasil

A Revista Cultivar noticiou o lançamento mundial do espiropidion em 24/11/2020

30.08.2022 | 12:00 (UTC -3)
Cultivar
Descrição da molécula em publicação da Syngenta
Descrição da molécula em publicação da Syngenta

O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial de hoje (30/08/2022) o registro do produto Elestal 300 SC, da Syngenta. Trata-se de inseticida com ingrediente ativo Espiropidion (Spiropidion). A análise estendia-se desde 2018.

Procurada, a Syngenta ainda não informou quando começará as vendas do produto.

A Revista Cultivar noticiou o lançamento mundial do espiropidion em 24/11/2020.

Trata-se de produto descrito por pesquisadores da Syngenta como novo membro da família do ácido tetrâmico. Ele incorpora um anel de espiro metoxi-piperidina como principal inovação química e destaque de descoberta. O espiropidion atua como inibidor da carboxilase de acetil-CoA, perturbando a biossíntese de ácidos graxos.

Além disso, "o fraco caráter ácido da unidade cíclico-1,3-diona, a solubilidade da água e a lipofilicidade impulsionam a translocação de longa distância em plantas de cultivo, que ocorre tanto nos elementos de peneira de floema quanto nos vasos de xilema do sistema vascular da planta. Exclusivamente, esta sistemática bidirecional do princípio ativo permite sua distribuição para o novo crescimento nos brotos e raízes após a aplicação foliar".

Prosseguem os cientistas, "o espiropidion tem um perfil toxicológico e ambiental favorável, e devido à boa segurança para polinizadores e outros organismos não-alvo, é perfeitamente adequado para as práticas de MIP. Este novo inseticida proporciona excelente controle de afídeos, moscas brancas, psilídeos, escamas e ácaros em vegetais e culturas especializadas".

Neste primeiro momento, o produto recebeu autorização para uso no Brasil em algodão, feijão, soja e tomate.

Veja alguns dados do Elestal (Spiropidion)

Titular do registro: Syngenta Proteção de Cultivos Ltda.- São Paulo/SP.

Nome químico: 3-(4-chloro-2,6-dimethylphenyl)-8-methoxy-1-methyl-2-oxo-1,8 diazaspiro[4.5] dec-3-en-4-yl ethyl carbonate.

Nome comum: Espiropidion (Spiropidion).

Classificação toxicológica: Categoria 4 - Produto Pouco Tóxico.

Classificação quanto ao potencial de periculosidade ambiental: Classe III - Produto Perigoso ao Meio Ambiente.

Informações completas podem ser vistas no link abaixo:

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro