Publicadas portarias para cultura do algodão e da canola

21.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

O Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira (21/01) publicou as portarias para zoneamento de risco climático para as culturas de algodão, ano safra 2008/2009 em Alagoas, e canola, safra 2009 em Santa Catarina.

O algodoeiro é planta extremamente sensível às condições de temperatura - umidade do solo e chuvas na colheita. As instruções da Portaria nº 11 orientam sobre as áreas aptas e os períodos de semeadura com menor risco climático para o cultivo do algodão herbáceo em Alagoas. Já a Portaria nº 12 publica as instruções para a cultura da canola, que se adapta bem às condições climáticas oferecidas pelo estado de Santa Catarina.

Para cada município, o estudo identifica a melhor época de plantio, baseado em análise de séries climáticas históricas de mais de 15 anos, correlacionadas ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, conforme sua retenção de água. O objetivo é informar ao agricultor como minimizar os riscos de ocorrência de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

Lis Weingärtner

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025