Publicada recomendação para produtos químicos seguros e sustentáveis na União Europeia

O objetivo é desenvolver novos produtos químicos e materiais, otimizar ou redesenhar processos de produção e o uso de substâncias atualmente no mercado

09.12.2022 | 09:13 (UTC -3)
UE Press e Cultivar

A Comissão adotou recomendação (*) para promover a pesquisa e a inovação para produtos químicos e materiais mais seguros e sustentáveis. A estrutura europeia proposta é um passo importante para aumentar a proteção da saúde humana e do meio ambiente contra substâncias perigosas e melhorar a circularidade de produtos químicos e materiais.

A estrutura "segura e sustentável por projeto" (‘safe and sustainable by design’) incentiva a inovação para substituir substâncias perigosas em produtos e processos. Por exemplo, em materiais de contato com alimentos, como envoltórios plásticos ou recipientes para alimentos, têxteis ou produtos de tecnologias de informação e comunicação, como laptops ou comprimidos.

O objetivo é desenvolver novos produtos químicos e materiais, otimizar ou redesenhar processos de produção e o uso de substâncias atualmente no mercado para melhorar sua segurança e sustentabilidade.

A Comissária de Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, disse: "Precisamos garantir que os produtos químicos e materiais sejam produzidos e utilizados com segurança, para nós e para o meio ambiente: nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Colocar estas recomendações em prática garantirá que a Europa lidere o caminho e estabelecerá os padrões para substâncias mais seguras e mais sustentáveis, globalmente. A pesquisa e a inovação da UE contribuirão ainda mais para a transição verde, ao mesmo tempo em que impulsionarão sua competitividade".

O Comissário para o Meio Ambiente, Oceanos e Pesca Virginijus Sinkevičius disse: "Devemos nosso bem-estar e nosso alto padrão de vida aos muitos produtos químicos úteis que as pessoas inventaram ao longo dos últimos 100 anos. No entanto, muitos deles também têm sido prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente. Hoje, e para o futuro de nosso planeta, queremos que os produtos químicos desempenhem suas funções úteis sem causar nenhum dano em nenhuma etapa de seu ciclo de vida. Juntamente com nosso trabalho de regulamentação mais rigorosa para eliminar gradualmente os produtos químicos mais nocivos, os produtos químicos seguros e sustentáveis por projeto contribuirão em grande parte para um ambiente livre de tóxicos".

A Comissão convida os Estados-Membros, a indústria, o meio acadêmico, as organizações de pesquisa e tecnologia a usar as recomendações em suas atividades de I&I para liderar o caminho para substâncias mais seguras e mais sustentáveis, aumentando assim sua participação no mercado da UE e globalmente.

A recomendação lança um período de testes e um mecanismo de relatório voluntário. Com base no feedback, a Comissão lançará uma revisão da estrutura. O período de testes conta com o envolvimento da indústria, do meio acadêmico, da comunidade de pesquisa e com o apoio dos Estados-Membros.

Para destacar as atuais áreas de pesquisa e inovação cruciais para acelerar a transição para produtos químicos e materiais seguros e sustentáveis, a Comissão publicou recentemente um Plano Estratégico de Pesquisa e Inovação (SRIP). O objetivo do SRIP é orientar os financiadores de I&I em suas decisões sobre investimentos em toda a UE, programas de financiamento nacionais e privados. O programa de trabalho Horizon Europe 2023-2024, adotado em 6 de dezembro, abordará as ações estratégicas.

Antecedentes

Anunciada pela primeira vez na Estratégia de Sustentabilidade para 2020, a estrutura atual, fornece às autoridades, cientistas e empresas orientação sobre o projeto de produtos químicos e materiais e avaliação de segurança e sustentabilidade durante todo o seu ciclo de vida

O Eurobarómetro 2020 sobre a proteção do meio ambiente mostra que 84% dos europeus estão preocupados com o impacto dos produtos químicos na saúde em produtos de uso diário, e 90% estão preocupados com o impacto ambiental.

Atualmente, várias centenas de substâncias são consideradas "de altíssima preocupação" pelo Regulamento de Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH). O Centro Comum de Pesquisa da Comissão (CCI) desenvolveu a base científica mais ampla para a estrutura proposta.

Links

Para entender o que significa uma recomendação na estrutura normativa da União Europeia, clique aqui.

• Para ler a recomendação, clique aqui.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro