Notícias

Publicada lista dos produtos com bônus do PGPAF em agosto

05/08/2022 | Conab
O desconto nas parcelas de financiamento do Pronaf é oferecido pelo governo federal com base no valor médio de mercado e no preço de garantia de cada produto. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

A lista do mês de agosto com os produtos que receberão o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (05/08). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é o órgão responsável por coletar o preço de mercado e calcular o bônus. O desconto nas parcelas de financiamento do Pronaf é oferecido pelo governo federal com base no valor médio de mercado e no preço de garantia de cada produto.

Em agosto, o destaque é para os seguintes produtos: banana (Alagoas e Sergipe), cará/inhame (Espírito Santo e Rio de Janeiro), laranja (Alagoas) e  maracujá (Sergipe), que deixarão de receber a bonificação, o que significa que esses produtos estão com preços mais remuneradores nos estados citados. 

Já o abacaxi, em Sergipe,  e o maracujá, na Bahia, passarão a receber o bônus.  Permanecem com a bonificação na lista atual  o açaí (Acre), laranja (Rio Grande do Sul, Pará e Bahia), cacau (Amazonas, Pará, Roraima, Bahia e Espírito Santo), borracha (Bahia e Maranhão), banana (Ceará, Paraíba e Pernambuco), castanha de caju (Piauí) e feijão caupi (Tocantins, Maranhão e Mato Grosso).

O maior bônus concedido, segundo a lista,  é de 39,14% para o feijão caupi, em Mato Grosso, e o segundo maior vai para  a laranja, no Pará (39,04%), seguido do feijão caupi, no Maranhão (36,05%).

Confira aqui todos os produtos, estados, bônus e preços. 

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com