Massey Ferguson entrega primeira colheitadeira pelo ‘Mais Alimentos’ do Brasil
As principais informações do comércio agropecuário brasileiro com os 30 maiores importadores podem ser acessadas no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A nova edição do Intercâmbio Comercial do Agronegócio – Principais Mercados de Destino apresenta dados atualizados sobre o desempenho dos produtos comercializados em cada país até 2009.
As informações podem ser vistas no site www.agricultura.gov.br. Fonte de consulta para interessados no comércio exterior agrícola, o estudo realizado pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) abrange questões sanitárias e fitossanitárias com cada país importador, a participação brasileira nos principais destinos e o regime tarifário para os 20 produtos agrícolas mais importantes na pauta exportadora. A publicação permite ainda identificar oportunidades de exportação por mercado, tendo como referencial a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), entre outros.
O Intercâmbio Comercial do Agronegócio mostra que a participação brasileira no comércio agrícola mundial ganhou força a partir de 2003, tendo crescido mais que em outros setores. Há oito anos, o Brasil tinha 5,1% da fatia de mercado no agronegócio mundial, enquanto o comércio total do país representava 1,3%. Em 2008, período da última análise, o desempenho agrícola chegou a 6,8% de presença (crescimento de 1,4 ponto percentual), ao passo que a participação geral, em todo o comércio, foi de 1,6% (incremento de 0,3 ponto percentual).
Eline Santos
Mapa
(61) 3218-2203
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura