Conselho Monetário Nacional aprova normas de crédito para cana
Está disponível para venda pela Faped (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento), entidade conveniada à Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), o livro “Clima e ambiente: introdução à climatologia para ciências ambientais”.
De autoria dos pesquisadores Fábio Ricardo Marin e Eduardo Delgado Assad, da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), e do professor da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria-RS) Felipe Gustavo Pilau, o livro está estruturado em duas partes principais: a primeira trata dos principais elementos climáticos e seu modo de interação com os demais e com os seres vivos; a segunda estabelece uma relação entre esses elementos básicos e o contexto das mudanças climáticas globais, resgatando o histórico dos estudos que estabeleceram relações entre o clima e a questão ambiental nos últimos 30 anos.
A primeira parte está dividida nos seguintes tópicos: atmosfera, radiação solar, temperatura e umidade do ar, vento, chuva e balanço hídrico. Na segunda parte, de acordo com o texto de apresentação da obra, “buscou-se também abordar, ainda que sucintamente, aspectos relacionados aos esforços para minimizar os impactos e reverter o processo de aquecimento global, notadamente o mecanismo de desenvolvimento limpo”. Ainda segundo o texto, o livro apresenta uma breve revisão, enfocando os impactos das mudanças climáticas sobre a agricultura e as florestas no Brasil e no mundo. Em nove capítulos, o tema ganha destaque com a abordagem das principais causas das mudanças climáticas, mecanismos de controle e seus impactos.
Segundo os autores, o livro foi concebido, principalmente, a partir da importância do estudo do clima a partir dos relatórios divulgados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU. “Desde então, o clima passou a despertar o interesse nos mais diversos ramos da atividade acadêmica, científica e, até mesmo, econômica. Em 2007, com a divulgação de uma série de novos relatórios pelo
, o assunto ganhou destaque e mobilizou a sociedade sobre as questões ambientais e, especialmente, sobre as mudanças climáticas globais”, cita um trecho da apresentação.
O livro “Clima e ambiente: introdução à climatologia para ciências ambientais” está disponível para venda pelo preço de R$ 30. Abaixo, veja informações sobre como adquirir.
SERVIÇO
Livro: “Clima e ambiente: introdução à climatologia para ciências ambientais”
Autores: Fábio Ricardo Marin, Eduardo Delgado Assad e Felipe Gustavo Pilau
Valor: R$ 30
Comercialização: Faped (mais informações abaixo) ou Livraria Embrapa (
)
Os interessados em adquirir publicações da Embrapa deverão fazer o pedido pelo telefone (31) 3773-3855 ou pelos e-mails:
ou
informando:
- Quais publicações ele está interessado em comprar (relação disponível em
) ;
- Número de exemplares de cada publicação a ser adquirida;
- Modalidade de pagamento (depósito em conta ou transferência on-line.);
- Modalidade de envio: via Correios – Sedex, encomenda normal ou carta registrada.
- Empregados da Embrapa: o pedido poderá ser enviado via malote.
O cliente também deverá informar:
- Nome;
- Endereço;
- Local de entrega;
- Telefone e/ou e-mail para contato;
- Número do CPF e carteira de identidade (no caso de optar pela modalidade Sedex a cobrar).
As publicações somente são vendidas à vista e o cliente deverá arcar com as despesas de frete.
Dados bancários para pagamento:
Banco do Brasil
Faped Embrapa Publicações
Agência: 395-6
Conta corrente: 44.549-5
Após a confirmação do pedido, basta fazer o pagamento e enviar para a Faped o comprovante bancário por fax ou escaneado via e-mail para que a instituição possa enviar o pedido da forma escolhida. As compras também poderão ser feitas na Faped: rua Dr. Campos Júnior, nº 37, centro (próximo à praça Tiradentes) em Sete Lagoas-MG.
Guilherme Viana
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
/ (31) 3027-1223
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura