Produtores e técnicos discutem medidas para expandir exportações do AM

26.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

Os diferenciais para expandir as vendas internacionais agropecuárias do Amazonas foram apresentados, nesta quinta-feira (26), a produtores rurais e potenciais exportadores do estado, durante o 30º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), em Manaus/AM.

“A Amazônia busca uma identidade no agronegócio”, afirmou o diretor de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa), Helinton Rocha.

Durante o painel Ferramentas para Exportar Produtos do Agronegócio, Rocha mostrou aos participantes do evento que é preciso trabalhar o conceito de sustentabilidade aliado à produtividade, estabilidade e equidade no grau de distribuição. Nessa última vertente, a organização das cadeias foi destacada pelo palestrante do Mapa: “produtor isolado não tem futuro”.

Agregar valor - Estudar o perfil do consumidor e a segmentação do mercado são os primeiros passos para desenvolver estratégias que agregam valor à produção, segundo o diretor. Ele citou alguns mecanismos que valorizam o produto tanto no mercado interno, como no externo, como a certificação e a Indicação Geográfica (IG), produtos com características relacionadas ao local de origem.

“Para obter a IG, é preciso ter a organização dos produtores, o levantamento histórico e cultural da região, a garantia de qualidade e a criação de um conselho regulador que se preocupe com a qualidade do produto”, detalhou Rocha. No Amazonas, o guaraná do Médio Amazonas, o açaí de Codajás, o cacau de Urucurituba e a farinha d’ Uarini, são produtos com potencial de IG.

Eline Santos

Mapa

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