Publicação científica da ESALQ entre as dez mais influentes

25.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

A base de dados Web of Science, do Institute for Scientific Information (ISI) indexa, aproximadamente, 16 mil periódicos em mais de 160 áreas de conhecimento.

Há cinco anos integrando a Web of Science, a Scientia Agricola, publicação científica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ), foi novamente classificada entre as 10 mais influentes do Brasil.

O Fator de Impacto (FI) obtido em 2008 foi 0,70 e colocou a revista em décimo lugar entre todas as revistas brasileiras indexadas na Web of Science com fator de impacto, além de posicioná-la pelo segundo ano consecutivo em primeiro lugar entre as revistas da área de Ciências Agrárias.

O FI representa o número de vezes que artigos publicados pela revista, em dois anos, são citados no ano seguinte por revistas que compõem uma base de dados, dividido pelo número de artigos publicados no referido período. No biênio 2006-2007 foram publicados 170 artigos na Scientia Agricola e no ano subseqüente, ou seja, em 2007, foram citados 119 artigos nas revistas indexadas na Web of Science, o que resultou um fator de impacto de 0,70 (119/170). O FI da Scientia Agricola em 2007 foi 0,620 e em 2006 foi 0,298. Os critérios considerados importantes para avaliação de revistas científicas são a qualidade dos artigos, a periodicidade e a prontidão na publicação, além das citações de seus trabalhos por outras revistas indexadas.

Os critérios do ISI são restritivos e selecionam com rigor as revistas que fazem parte de sua base. Apenas 31 revistas brasileiras apresentaram fator de impacto em 2008, referente ao biênio 2007/2008.

De acordo com o professor Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, editor-chefe da revista e docente do Departamento de Ciência do Solo (LSO), “a comunidade científica é altamente influenciada pelo fator de impacto das revistas que publicam seus artigos. O sistema de avaliação dos Programas de Pós-Graduação feito pela CAPES também leva em conta os fatores de impacto das revistas”.

Todas as publicações que figuram entre as primeiras colocadas pertencem a institutos de pesquisa, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ou sociedades científicas, como a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira de Química. A única instituição de ensino entre as 10 primeiras é a USP. Em quinto lugar aparece a revista de Saúde Pública da USP, que apresentou fator de impacto 0.96.

O site da revista Scientia Agricola é

.

Caio Albuquerque

Esalq

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025