Produção de arroz é tema de encontro em Barra do Ribeiro/RS

24.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Para discutir as perspectivas da rizicultura, a Emater/RS-Ascar promove, nesta terça-feira (25/08), o 18º Encontro do Arroz em Barra do Ribeiro/RS.

Cerca de 200 produtores da Região Centro-Sul são esperados para o evento, que inicia às 8h30min, no CTG Pealo da Tradição. O encontro se enquadra na Frente Programática Oportunidades do Agronegócio, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

No início serão apresentados os resultados da safra aos participantes. Na sequência, os prognóticos climáticos serão o tema da palestra do meteorologista de Solismar Damé Prestes, do 8º Distrito de Meteorologia. A possibilidade e as limitações do uso da irrigação na lavoura serão comentadas pelos engenheiros agrônomos Sílvio A. Genro, do Irga, e Jairo Lunelli, da Basf.

No período da tarde, aspectos econômicos da armazenagem do grão, suas linhas de crédito e possibilidades de investimentos serão abordados pelo engenheiro agrônomo Antônio Carlos Cardoso de Oliveira, da Caixa/RS, e pela economista Débora Flores dos Santos. A preservação ambiental e as reservas legais serão abordadas pelos engenheiros agrônomos Cláudio Mundstok, do Irga, e Aroldo Barwald, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Ao final do dia, o administrador Camilo Feliciano de Oliveira falará aos produtores sobre o cenário e as perspectivas do mercado.

O Encontro do Arroz é uma oportunidade para que os agricultores recebam informações e, a partir do conhecimento adquirido, aperfeiçoem sua produção. Contribuindo para isto, haverá uma exposição de máquinas e implementos agrícolas, em que serão apresentadas novidades tecnológicas.

Como a época de preparo do solo para o plantio do arroz inicia no final de setembro, as orientações repassadas nesta edição do encontro poderão ser aplicadas no preparo da nova safra. “O arroz é o principal produto agrícola do município, e a cada ano a área cultivada é ampliada. É conveniente informar aos produtores as novas possibilidades oferecidas para a cultura”, afirma Luís Fernando Castro, técnico da Emater/RS-Ascar de Barra do Ribeiro.

Carine Massierer

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Porto Alegre

(51) 2125-3155 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro