Publicação aborda viabilidade econômica do milho safrinha em MS

19.02.2013 | 20:59 (UTC -3)
Christiane Congro

O planejamento do processo produtivo da cultura de milho safrinha nas propriedades, envolve decisões relacionadas a qualidade das sementes e insumos utilizados, tratos culturais e questões climáticas, dentre outros aspectos. Para orientar e fornecer informações que contribuam para a tomada de decisão dos produtores rurais sobre o cultivo de milho, a Embrapa Agropecuária Oeste divulga o Comunicado Técnico nº182, intitulado “Viabilidade Econômica da Cultura do Milho Safrinha, 2013, em Mato Grosso do Sul”, de autoria de Alceu Richetti.

"O custo de produção do milho convencional em cultivo consorciado com braquiária é ligeiramente superior ao do milho convencional em cultivo solteiro. No entanto, maiores benefícios serão observados na safra seguinte com o aumento de produtividade da soja cultivada sobre a palhada da braquiária, podendo atingir até 11,8% na produção de grãos", explica Richetti.

O custo de produção do milho safrinha convencional consorciado com B. ruziziensis foi estimado em R$ 1.544,13. Os custos desembolsáveis correspondem a 66,7% do total de produção, atingindo R$ 1.030,43. Dos insumos utilizados no processo produtivo do milho consorciado, o fertilizante apresentou o maior impacto, correspondendo a 19,2% do custo total. A semente representou 18,3% e os inseticidas, 4,3%.

A publicação da Embrapa apresenta uma avaliação dos coeficientes técnicos em sistemas de produção, da estrutura de custos e dos preços. O material está disponível para download gratuito no site da Embrapa, no endereço eletrônico:

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025