Projeto Nossa Água já distribuiu 600 mil mudas para recuperação de matas ciliares

24.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

As matas ciliares - florestas ou coberturas vegetais nativas que ficam às margens dos rios, igarapés, lagos e represas - são um importante sistema que vem sendo destruído ao longo dos anos.

Preservar e recuperar essas áreas são fundamentais para manter o equilíbrio, pois elas são responsáveis, por exemplo, pelo escoamento das águas da chuva, diminuição do pico nos períodos de cheia e estabilidade das margens e barrancos. Isso sem contar que a população também é diretamente afetada, pois sem as matas ciliares a chance de esgotamento de água doce são maiores.

Desde 2006, a Bayer CropScience é parceira da Integrada Cooperativa Agroindustrial, de Londrina/PR, para o desenvolvimento do projeto Nossa Água. O objetivo deste é conscientizar os associados da Integrada sobre a importância da recuperação das matas ciliares, além de viabilizar o desenvolvimento dos viveiros municipais e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que os cooperados tenham acesso a mudas nativas para restaurar áreas degradadas. O Nossa Água teve como base o projeto Águas, criado e desenvolvido pela Bayer CropScience em 2001.

"Em três anos tivemos mais de 1.500 pessoas envolvidas em projetos de educação ambiental e mais de 600 mil mudas distribuídas e plantadas para recuperação da mata ciliar de 92 municípios do Estado. Nossa expectativa para os próximos anos é diminuir a quantidade de mudas distribuídas, pois isso significa que muitas áreas já estarão reflorestadas e que nossos esforços estão dando resultados", afirma Carlos Yoshio Murate, diretor-presidente da Integrada.

Além do plantio de mudas, o projeto leva à comunidade local palestras de conscientização e treinamentos sobre temas ligados à atuação-foco da cooperativa. Ocorrem avaliações constantes para medir os resultados, com diferentes critérios, dependendo de cada região. Entre os itens mensurados estão a interação e comprometimento dos parceiros, o impacto na transformação da comunidade e o interesse pela continuidade do projeto.

"Nós da Bayer CropScience estamos muito orgulhosos em apoiar o projeto Nossa Água, que tem se mostrado cada vez mais importante e necessário para a região. Os resultados são excelentes e o trabalho vai muito além do simples plantio das mudas. Talvez o mais importante seja a conscientização dos produtores, pois isso gera atitudes futuras mais responsáveis", diz Jorge Rodrigues, Coordenador Comercial da Bayer CropScience para a região de Londrina/PR.

Sobre o projeto Águas: trata-se de um trabalho ambiental desenvolvido em três diferentes regiões do País: Santa Cruz do Sul (RS), Iperó (SP) e Itaberaí (GO). São realizados trabalhos de orientação e conscientização dos produtores para que eles possam recuperar áreas degradadas, por meio do plantio de espécies nativas e frutíferas, e também conservar as áreas de preservação permanente, conforme consta da Legislação Ambiental brasileira. Com o Projeto Águas, a Bayer CropScience oferece subsídios para que o agricultor mantenha um relacionamento harmonioso com o ambiente e, assim, contribua para a tão desejada sustentabilidade da agricultura.

Fonte e informações adicionais: Bayer CropScience -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025