São Paulo retoma liderança nas exportações de couros
Iniciado pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) em 2008, o Projeto Futuro & Grandeza tratou primeiramente da adequação do tipo, do biótipo do gado Charolês mais adequado às condições de criação e ao mercado.
Agora, o projeto alcança a sua segunda fase, onde o foco é a reestruturação e atualização de seu quadro de Inspetores Técnicos.
ENCONTROS
Neste sentido, já estão programados dois encontros, onde serão definidas as atribuições e parâmetros técnicos a serem utilizados pelos Inspetores de Registro da raça. A preocupação é com o aperfeiçoamento da padronização da raça Charolês e a unificação do seu quadro de Inspetores de Registro Genealógico.
NO RS E EM SC
Os eventos, organizados de comum acordo pela ABCCharolês e Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” (ANC), estão programados para o dia 8 de março, em Santa Maria, RS, para os técnicos do Rio Grande do Sul, e para o dia 15 de março, em Abelardo Luz, SC, para os técnicos com atuação em Santa Catarina e no Paraná.
"Depois de um ano altamente positivo para o progresso e avanço técnico e comercial da pecuária brasileira e por certo para a raça Charolês, que brilha cada vez com maior intensidade especialmente nos cruzamentos e nos confinamentos visando a produção de carne de qualidade, o fato que se destaca agora, marcando estes primeiros momentos de 2010, é a preocupação da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) com o aperfeiçoamento de seu quadro técnico - é a segunda fase do Projeto Futuro & Grandeza", destaca a direção da associação.
“Especialmente no ano passado ganhou especial ênfase a consolidação, no Brasil, do novo biótipo que vinha sendo implantado na área de seleção da raça e que ficou conhecido entre os criadores como o “Charolês Funcional”. Neste trabalho, de enorme profundidade e que mexeu com pensamentos e estruturas arraigadas dentro da seleção da raça no Brasil, felizmente tivemos praticamente a unanimidade dos criadores sobre o novo tipo do Charolês. Mas, superada esta fase (que ainda segue em franco desenvolvimento), passamos agora à próxima etapa do projeto, que é a atualização e a fixação de um quadro de inspetores técnicos credenciados junto à ABCCharolês”, enfatiza o presidente da entidade, criador Jamil Deud Junior.
ABCCharolês e ANC
Juntamente com o seu Conselho Técnico, a direção da ABCCharolês e também a direção da Associação Nacional dos Criadores – Herd Book Collares, estão focados em mobilizar e qualificar ao extremo os Inspetores Técnicos, no sentido de que haja um crescimento da participação desses técnicos junto às entidades e com certeza nos contatos com os criadores de Charolês. Esse processo de qualificação dos técnicos integra o Projeto "Charolês - Futuro e Grandeza", iniciado pela atual diretoria em 2008.
CT DESTACA CONSTANTE EVOLUÇÃO
Segundo o atual presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCCharolês, Jorge Renato de Campos Abreu, assim como qualquer outra atividade econômica, a pecuária de corte sofre um constante processo de modernização e evolução, e é fundamental para o crescimento da raça no contexto do agronegócio nacional que os procedimentos na área de seleção e melhoramento genético do Charolês acompanhem estas mudanças, sob pena da perda de competitividade e, em conseqüência, a redução do interesse dos criadores e do mercado em utilizá-la na área de produção, seja como raça pura ou em cruzamentos industriais.
A ABCCharolês tem todo o interesse que seus associados e criadores de um modo geral estejam informados e acompanhem, a cada momento, os rumos e as tendências que a pecuária de corte está tomando, que tipo de animal os frigoríficos e os consumidores buscam, para que as carcaças geradas a partir da genética Charolês sejam capazes de atender de forma positiva a esses apelos.
“O Charolês somente será competitivo se produzirmos animais que estejam de acordo com o que o mercado esta procurando”, reforça o Diretor Comercial da ABCCharolês, Eldomar Renato Kommers. Segundo ele, o Charolês crescendo em liquidez, cresce também o retorno financeiro do criador/produtor, que vai investir mais na raça, vai atrair novos criadores e a raça estará agregando mais qualidade e maior valorização no mercado.
PALAVRA DO PRESIDENTE
“Os Inspetores Técnicos são o elo de ligação entre a ABCCharolês e o criador. São eles que mantém um contato mais direto no dia a dia das atividades nas propriedades. E é fundamental, portanto, que esses técnicos comunguem das mesmas idéias e informações com as quais a entidade está trabalhando, reforçando esses dados junto aos criadores e ao mercado em geral”, especifica Jamil Junior, enfatizando que “isto só é possível com uma marcante participação dos técnicos credenciados pela entidade da raça junto aos eventos e atividades técnicas implementadas pela ABCCharolês através de seu Conselho Deliberativo Técnico.
Fonte e outras informações: ABCCharolês - 55.3222.7822 /
/
e Agência Ciranda – 51.3231.6210
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura