Embrapa vai lançar chamada pública para empresas parceiras do AgNest, primeiro farm lab de inovação do Brasil
Ambiente vai funcionar como um laboratório vivo de soluções digitais e sustentáveis para a agricultura
O Projeto Agro.BR, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), atingiu a marca de 1.000 inscritos.
O objetivo do projeto é auxiliar pequenos e médios produtores rurais a viabilizar o fechamento de negócios internacionais para aumentar a presença desses empresários no comércio exterior e diversificar a pauta de exportação de produtos do agro.
Dos 1.000 participantes inscritos, 318 são do setor de café, 205 de frutas e derivados e 134 de mel e derivados. Ao todo, são 19 tipos de cadeias produtivas. Na primeira fase do projeto, os setores prioritários são frutas, piscicultura e aquicultura, lácteos, mel, cafés especiais, flores e hortaliças.
Para a diretora de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, o Agro.BR é um divisor de águas para os pequenos e médios empreendedores rurais brasileiros. “Em menos de dois anos, são mais de mil interessados que estão encontrando no projeto todo o apoio necessário para alcançar o mercado externo”, disse.
De acordo com a CNA, neste ano, 96 empresários inscritos no Agro.BR realizaram exportações, sendo que 24 empresas não exportavam antes do projeto. “Do café especial, passando por mel, lácteos, frutas, chocolates, castanhas e, até geleia de umbu, o Agro.BR vem provando que o mundo quer conhecer cada vez mais os alimentos brasileiros”, destacou Lígia.
O projeto Agro.BR foi lançado em março de 2020, época em que se iniciava a pandemia da covid-19. Por esse motivo, a iniciativa precisou passar por uma reestruturação e se adaptar às novas exigências do mercado externo, como o surgimento de novos serviços digitais em substituição à burocracia existente.
Rodadas de negócios, seminários e capacitações, por exemplo, foram realizados em formato virtual. No total, o Agro.BR promoveu 9 rodadas de negócios com foco em diversas cadeias produtivas e mercados, como Reino Unido, Estados Unidos e Europa.
Durante as rodadas virtuais, foram realizadas 1166 reuniões entre empreendedores rurais e compradores internacionais, com um total de 240 participantes. A expectativa de negócios é de US$ 68 milhões.
Saiba mais sobre o Projeto Agro.BR.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura