Tempestades, ciclone e frente fria atingem Região Sul a partir do fim de semana
Na segunda-feira (4), a previsão indica a formação de um ciclone extratropical no oeste do Rio Grande do Sul
A agricultura é fortemente dependente de insetos para a produção de alimentos. Pelo menos um terço de todas as culturas depende da polinização. Na medida em que a agricultura cresce, a necessidade de polinizadores aumenta. Proteger as abelhas demanda de um esforço conjunto de apicultores, cientistas e órgãos públicos. E para que as abelhas possam permanecer nas suas tarefas essenciais no ecossistema, a Secretaria de Estado da Agricultura Catarina vai lançar o programa Poliniza Santa Catarina.
A intenção é apoiar os agricultores na atividade de polinização de culturas de importância agrícola através do programa de Fomento Agro. Poderão fazer parte do projeto os apicultores devidamente capacitados e avaliados pela FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina), cadastrados na Cidasc e com parâmetros técnicos das colmeias dentro das especificações previstas no cadastro.
O programa tem por objetivo organizar, valorizar e proteger as abelhas na polinização com benefícios na produtividade de frutas, hortaliças e grãos. Também vai monitorar e alertar sobre o uso adequado dos defensivos agrícolas, evitando a mortandade e a redução do tempo de vida das abelhas e, consequentemente, a intoxicação do mel e a eliminação de colmeias.
Hoje Santa Catarina tem 9 mil apicultores e aproximadamente 315 mil colmeias em produção. Na safra 2022/2023, o estado produziu 7,5 mil toneladas de mel, agregando renda para apicultores e agricultores
O secretário da agricultura Valdir Colatto informou que vai fazer o lançamento do programa Poliniza Santa Catarina durante a realização da Festa da Maçã, que acontece de 07 a 10 de setembro em São Joaquim.
“A apicultura e a meliponicultura são atividades importantes, que geram renda e riqueza para milhares de produtores rurais de Santa Catarina. Além de ter um papel fundamental na polinização, principalmente na fruticultura. A Secretaria da Agricultura seguirá apoiando o setor produtivo, com programas e projetos para incentivar o uso de tecnologias que possam resultar no aumento da produção e na proteção das abelhas”, destaca o secretário da Agricultura Valdir Colatto.
Cinco dados sobre o mel em Santa Catarina:
• Recebeu seis premiações como o melhor do mundo.
• O estado está entre os quatro maiores produtores do Brasil.
• O estado possui 100 tipos silvestres de méis.
• Existem 297.863 colmeias em todo estado.
• Içara, com 13,5 mil, e Bom Retiro, com 12.786, lideram o ranking em número de Colmeias.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura