Programa Negócio Certo Rural beneficia produtores rurais da região do Baixo Parnaíba

14.02.2013 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu um ciclo de palestras técnicas durante os Seminários de Encerramento de mais uma etapa do Programa Negócio Certo Rural (PNCR), e a entrega formal dos certificados dos cursos e treinamentos realizados na Região do Baixo Parnaíba.

A capacitação de quatro turmas por meio da parceria entre o Senar e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio dos sindicatos dos produtores rurais e prefeituras municipais beneficiou mais 60 produtores e envolveu 30 propriedades rurais.

Os objetivos do PNCR é contribuir para a melhoria da gestão das atividades praticadas nas propriedades rurais, promover a mudança de comportamento e de atitude dos produtores rurais e incentivar os jovens a identificar ideias de negócio na propriedade familiar. “Estamos felizes pelo sucesso dessas turmas”, afirmou o superintendente do Senar Antônio Luiz Figueiredo.

De acordo com a gestora de projetos da Unidade Regional de Chapadinha, Márcia Roberta dos Santos, o Sebrae não trabalha mais individualmente, as parcerias são prioridades em busca de novos mercados.

Os pequenos produtores rurais de Araioses, Domingos Henrique Neto e Antônio Santiago, exibiam com orgulho o certificado de participação no curso. “Esta é a grande oportunidade de nossas vidas e novos horizontes foram abertos graças aos conhecimentos adquiridos por meio do Negócio Certo Rural”, afirmaram.

"Agora temos mais conhecimento como gerenciar a propriedade e vamos investir em atividades de negócios como criação de frango, peixe ou produção de melancia", afirmou D. Bernarda Lindalva, de São Bernardo.

Para o coordenador Reginaldo Vieira,o Programa é formado por cinco fases onde o produtor rural participa de encontros e consultorias, que inclui uma visita de um instrutor do Senar à propriedade para verificar cada negócio de perto. “Temos a certeza de que esses cursos deverão criar novas oportunidades para os pequenos produtores rurais maranhenses, e vai permitir, ainda, a comprovação da capacitação junto a agentes financeiros para efeitos do crédito rural e ao INSS para obtenção de benefícios”, disse.

Participaram dos seminários, que tiveram como sedes os municípios de Araioses e Santa Quitéria, os instrutores do Senar, Sandréia Cantanhede e Marcelo Figueiredo; a presidente da Casa Familiar Rural, Sônia de Sena e a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Araioses, Poliana Santos; o representante do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Sidenê Melo; o secretário de Agricultura de São Bernardo, Carlos Alberto Carneiro; dirigentes de associações de trabalhadores rurais dos povoados Cajueiro, Barro Duro, Cana Brava, Cocalinho, São João e os presidentes dos sindicatos Rurais de Araioses, São Bernardo e Santa Quitéria.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025