Programa Muito Mais Trigo é destaque em evento em MG

10.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

A cultura de trigo é considerada muito importante para o agronegócio e para a economia brasileira. Segundo a Embrapa Trigo, o consumo anual do cereal no País tem se mantido em torno de 10 milhões de toneladas. A principal região produtora do cereal é o Sul do País, mas graças ao empreendedorismo de produtores de Minas Gerais, a cultura vem ganhando cada vez mais espaço no Estado. Por isso, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) de Minas Gerais promoverá, no dia 11 de fevereiro em Belo Horizonte, o I Encontro Técnico Comtrigo.

Um dos destaques do evento será o Muito Mais Trigo, programa desenvolvido pela Bayer CropScience que reúne tecnologias que vão desde os produtos voltados ao tratamento de sementes até as soluções para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas que afetam as lavouras e prejudicam a produtividade.

Na região de Madre de Deus – localizada a 233 quilômetros de Belo Horizonte e que tradicionalmente cultiva feijão e milho –, os resultados do programa já superaram expectativas dos produtores que, no início de 2008, introduziram a cultura do trigo, inédita até então na região. Este case de sucesso do Muito Mais Trigo será apresentado no I Encontro Técnico do Comtrigo.

Empreendedorismo

Os produtores de Madre de Deus decidiram apostar na triticultura em virtude da boa cotação do cereal no mercado e das condições climáticas favoráveis da região, semelhantes as do norte do Paraná, um dos principais pólos produtores do País. A iniciativa foi dos produtores Shigeo Okada e Yoshitaka Nagayma, que decidiram investir no trigo apesar de não terem experiência na produção desta sensível cultura.

Como necessitavam de orientação técnica especializada, os produtores procuraram o proprietário da distribuidora de insumos agrícolas Espaço do Produtor, Raimundo Cordeiro, que trabalhou muitos anos com a cultura do trigo na região Sul do Brasil. Segundo Cordeiro, ele apoiou a iniciativa "porque Madre de Deus apresentava todas as características para que a produção do cereal desse certo; só faltava os produtores acreditarem na cultura e foi o que aconteceu".

Cordeiro recomendou aos produtores o uso do programa Muito Mais Trigo da Bayer CropScience. As soluções tecnológicas indicadas levaram a uma colheita próxima de 56 sacas por hectare para o trigo de sequeiro e 95 sacas por hectare para o trigo irrigado, o que animou os produtores a aumentarem a área plantada. "Se conseguisse o retorno do dinheiro gasto já estaria bom, mas, quando fiz as contas, vi que havia obtido 35% de lucro por hectare. É um resultado tão bom quanto o do milho. Devo chegar a 350 hectares na próxima safra", comenta Okada.

De acordo com Douglas Scalon, gerente de culturas Soja, Milho, Feijão e Cereais da Bayer CropScience na região, a principal vantagem do programa Muito Mais é que ele reúne um portfólio de soluções de alta performance, com produtos adequados para os triticultores. "Um dos grandes diferenciais do programa é a flexibilidade, pois pode ser adequado às necessidades de cada produtor. Além de produtos inovadores, o Muito Mais Trigo oferece assistência técnica especializada", afirma.

Diante do sucesso conquistado, outros produtores rurais da região estão dispostos a investir na cultura de trigo como uma opção para aumentar seus rendimentos e promover a rotação de culturas no período de inverno. "Acredito que pelo menos mais 20 produtores irão plantar trigo, totalizando cerca de dois mil hectares na região", ressalta Cordeiro.

O I Encontro Comtrigo será realizado no Espaço Vilma Gourmet, Bairro Cidade Industrial, em Belo Horizonte, a partir das 9 horas da manhã. O Comtrigo é um programa da SEAPA e tem como objetivo promover a integração de trabalhos públicos e privados da cadeia produtiva do trigo, para o desenvolvimento da triticultura em Minas Gerais.

Informações adicionais:

Fonte: LVBA Comunicação - (11) 3039-0678

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025