Projeto do IMA deve contar com participação de 11 mil alunos

09.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

O Projeto Sanitaristas Mirins da Coordenadoria de Educação Sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai atingir em 2009, um número bem maior de alunos e de municípios participantes nas atividades.

Presente em 17 municípios mineiros o Sanitaristas Mirins vai subir esse número para 40, e também aumentar a participação de alunos e professores de 3.600 para 11 mil. Em 2008 a atividade chegou a 124 escolas do interior.

O Projeto tem o objetivo de fornecer informações na área de defesa sanitária e proporcionar novos conhecimentos, no que se refere à saúde animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar. A formação dos Sanitaristas Mirins é baseada a partir da capacitação de professores, com reuniões de sensibilização iniciadas com a Secretaria Municipal de Educação. O treinamento dos professores, além das aulas teóricas inclui a parte prática com visitas a fazendas, laticínios, comércio e distribuição de material didático, além de acompanhar e monitorar as atividades.

Para a execução desse Projeto, o IMA editou o livro "A Educação Sanitária no Dia-a-Dia dos Alunos – Descobrindo a Agropecuária na Escola", que mostra às crianças a importância da atividade rural, conscientizando-as sobre a importância de adotar corretamente as medidas sanitárias preconizadas nos programas de governo, bem como despertando-as para o consumo com qualidade. Além disso, o Sanitaristas Mirins possui uma mascote chamada Paulinha, que busca conquistar ainda mais as crianças reforçando os valores.

A atividade nas escolas implica também em promover o desenvolvimento e a participação efetiva do aluno, provocando discussões e pensamento ativo e crítico que poderão desencadear iniciativas valiosas junto aos seus familiares.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o trabalho na formação de crianças é fundamental para que haja uma mudança de atitude em toda a sociedade. “Os alunos que hoje participam do Sanitaristas Mirins serão cidadãos conscientes no futuro e isso é uma peça chave para a preservação ambiental e defesa sanitária animal e vegetal”.

Atualmente os municípios participantes do Projeto pertencem às Coordenadorias Regionais do IMA de Bambuí, Belo Horizonte, Curvelo, Guanhães, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Oliveira, Uberaba, Unaí e Viçosa.

Outras ações

A Coordenadoria de Educação Sanitária do IMA desenvolve ainda outras atividades como participação em convênios para elaboração de projetos educativos pelo Programa Nacional de Educação Sanitária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), palestras, reuniões sobre diversos temas, como defesa sanitária animal, vegetal e inspeção de produtos de origem animal e meio ambiente. Somente em 2008 mais de 16 mil pessoas participaram dessas ações.

Outro importante projeto que a Coordenadoria desenvolve é o Projeto para Formação de Agentes de Saúde Agropecuária (Pasa) que tem o objetivo de formar agentes de saúde para promoverem a integração dos serviços de defesa sanitária desenvolvidos pelo IMA com a comunidade, buscando a notificação, prevenção e controle de enfermidades dos animais.

A metodologia do Pasa consiste na capacitação de pessoas com liderança nas comunidades para desempenharem a vacinação de animais com qualidade e segurança, auxiliando na sanidade dos rebanhos principalmente dos pequenos produtores, conscientizando-os sobre a importância da vacinação e da adoção de outras medidas sanitárias.

Dessa maneira, a Coordenadoria de Educação Sanitária do IMA, por meio de projetos e ações educativas assume um compromisso com a comunidade buscando promover mudanças no conhecimento, atitude e comportamento do publico para o “bem comum”.

Alice Cordeiro

IMA

/ 3235-3504

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025