Dias de campo mostram desempenho de forrageiras na recuperação de pastagens em MT
O programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/MS, Mais Pastagem, está nesta quarta (18) no município de Rio Verde/MS, e na próxima quinta-feira (19) estará em São Gabriel do Oeste/MS. A ação visa difundir conhecimentos para melhorar ou recuperar pastagens no Mato Grosso do Sul, que atualmente tem 50% dos 18 milhões de hectares em degradação. São 9 milhões de hectares com problemas e sem uso, onde ainda há uma previsão que em uma década, haverá perdas na produção da carne se nada for feito, aponta o pesquisador da Embrapa, Armindo Neiro.
O Mais Pastagem é realizado em municípios com histórico de registro de pastagem degradadas. Em cada evento, são apresentadas alternativas de reforma e recuperação do solo com o retorno econômico, além das tendências de mercado.
O encontro é voltado para 100 produtores rurais, técnicos e estudantes da região, que devem se inscrever para garantir a vaga. Somente em 2012, o Programa já atingiu cinco municípios e cerca de 500 pessoas. E ainda serão realizados mais sete encontros - incluindo os desta semana, com expectativa de repassar o cuidado com a terra e outros temas, para mais de 800 agentes do segmento.
“Com solo ruim e pasto degradado, o produtor rural sente no bolso os reflexos. Adotar medidas de prevenção, dispor de tecnologia simples e investimento de baixo custo são os caminhos que o workshop aponta”, explica o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.
O programa oferece gratuitamente um workshop com certificado aos participantes, mas as vagas são limitadas. Nesta quinta-feira (18), em Rio Verde, o evento é realizado das 07h às 15h45, no Centro de Eventos da Prefeitura, localizada na Avenida do Sete Quedas. A secretária estadual da Secretaria de Produção, Agricultura, Pecuária e Turismo - Seprotur, Tereza Cristina, representa o Governo do Estado; o deputado estadual Junior Mochi, a Assembleia Legislativa, e autoridades municipais também estão presentes na ocasião.
Já em São Gabriel do Oeste, o Mais Pastagem acontecerá no Centro de Pesquisa do Sindicato Rural, que fica na Estrada Velha, ao lado do Aeroporto. Há ainda programado para este primeiro semestre, workshop para os municípios de Inocência e Ribas do Rio Pardo, em maio; e Aparecida do Taboado e Santa Rita do Pardo, em junho. Já receberam a capacitação as cidades de Sonora, Coxim, Bandeirantes, Figueirão e Camapuã.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura