Programa leva conhecimentos de saúde a 95 mil alunos capixabas

07.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

Participaram do Agrinho 2009, 44 municípios do Espírito Santo, que desencadearam mudanças de hábitos em relação à saúde, a partir da sala de aula.

Este ano, 95 mil alunos e 5,8 mil professores de escolas públicas e privadas localizadas em 44 municípios capixabas participaram do Programa de Responsabilidade Social – Agrinho. Estudantes e mestres desenvolveram em sala de aula diversos trabalhos relacionados ao tema: “Saúde”.

Nesta quarta-feira (09/12), os parceiros realizadores do evento – Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo – Faes, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/ES, Sindicatos Rurais e Prefeituras Municipais do Espírito Santo – farão o encerramento e a entrega de prêmios aos vencedores dos concursos do Programa Agrinho/2009, no SESC Guarapari.

Durante a solenidade serão entregues as premiações dos melhores trabalhos realizados nas categorias desenho, redação e experiência pedagógica. 930 trabalhos estão concorrendo ao concurso em sete categorias diferentes.

“Os trabalhos que recebemos para a avaliação e classificação são fantásticos, e mostram que, em muitos casos, há uma mudança de comportamento e do entendimento das questões levantadas”, declara a coordenadora do programa, Tereza Zaggo.

Em 2009, o tema escolhido permitiu a discussão de assuntos como afetividade e sexualidade, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, alimentação e nutrição, desenvolvimento humano, saúde pública e bucal. Os alunos recebem cartilhas e os professores um livro com sugestões de textos e atividades de apoio para os temas tratados pelo programa. Com base nesse material, os professores coordenam as atividades a serem elaboradas em sala de aula, que posteriormente concorrerão a prêmios.

Serão oferecidos prêmios aos cinco melhores trabalhos de cada categoria. O primeiro colocado ganha um notebook, o segundo, um computador, o terceiro um televisor de 29 polegadas e tela plana, o quarto, uma televisão de 20 polegadas, o quinto, uma bicicleta. Do sexto ao décimo lugar, para a categoria dos professores, o prêmio é um DVD player. Os docentes classificados em primeiro e segundo lugar recebem também uma impressora.

Programa Agrinho

É objetivo do Agrinho desencadear projetos de aproximação e discussão de assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida. Dessa forma, é possível proporcionar mudanças de hábitos e de atitudes quanto à preservação ambiental, à saúde, à educação e à cidadania, através de ações conjuntas entre as escolas e as comunidades rurais.

O programa é voltado para alunos da educação infantil e do ensino fundamental, com idade entre 04 e 16 anos. Priorizando a criança, o Agrinho quer transformá-la pela educação, em agente de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vive.

Serviço

Programa Agrinho - Encerramento e premiação

Data: 09 de dezembro

Local: SESC Guarapari

Programação:

- 09h30: Café da manhã

- 10h: Abertura

- 10h30: Peça Teatral – “O flautista de Hamelin”

- 11h30: Entrega de Prêmios

- 12h30: Almoço

Mais informações: Senar/ES – (27) 3185 9202

Marcelle Desteffani

Iá! Comunicação

(27) 3314 5909

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025