Semeia Genética e Estância São Izabelino vão produzir animais melhoradores

06.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Semeia Genética fechou nova parceria com criadores da raça Aberdeen Angus dentro do Parceria Semeia – programa que busca implementar melhoramento genético através da utilização de touros provados por avaliação objetiva.

Dessa vez, a aproximação genética foi selada com a Estância São Izabelino (Santana do Livramento/RS), de Paulo Renato Castilho Menezes.

O criador de um plantel de 160 animais PO e PC, além de animais cruzados com 75% de genética Angus, já está adotando, nesta temporada de inseminação artificial, a genética Semeia/Select Sires. Segundo Menezes, a meta é aprimorar o rebanho com características desejáveis e, após, oferecer ao mercado produtos com padrão superior, que, comprovadamente, agreguem valor à cadeia produtiva da carne bovina. “Nossa aproximação com a Semeia Genética iniciou-se através da aquisição de embriões importados para formarmos nossas matrizes e diante de resultados satisfatórios que outros produtores estão obtendo com o uso dessa genética”, informou Menezes, selecionador de Angus que cria a raça com a finalidade de produção de carne.

Conforme Felipe Escobar, responsável técnico pelo setor Corte da Semeia Genética, além de auxiliar na seleção de touros provados, o Parceria Semeia possibilita que a cabanha utilize os touros que estão em prova no mercado norte-americano. “Dessa forma, a São Izabelino estará reduzindo o intervalo de gerações do seu rebanho e utilizando uma genética fresca, isto é, ao mesmo tempo que os rebanhos americanos. Em outras palavras, significa que o produtor parceiro estará avançando em três anos uma geração”, apontou. A Estância São Izabelino está na terceira geração de produtos avaliados pelo Promebo/Angus (Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne). Entre as vantagens do criador integrante do Parceria Semeia está a preferência no uso da genética Select Sires, orientação técnica qualificada da Semeia Genética, avaliação pelo Promebo e utilização de 20% de doses de sêmen de touros jovens, que estão em prova.

A São Izabelino é a quinta integrante do Parceria Semeia que já firmou protocolos técnicos com a Cabanha Don Messias (São Gabriel/RS), de Carlos Messias Marques Antunes; Cabanha Santa Joana (Santa Vitória do Palmar/RS), de Ulisses Amaral; Estância do Silêncio de São José (Dom Pedrito/RS), de Ayrto Schvan; e Cabanha Seival del Toro (Cachoeira do Sul/RS), de Luís Henrique Sesti.

Informações adicionais: (51) 3222 9688 /

Fonte: Luciana Bueno Escritório de Comunicação (51) 9181 7734

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro