Embrapa e Meridional lançam cultivar de trigo
O lançamento da cultivar de trigo BRS Graúna, da Embrapa e da Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa, será no dia 31 de agosto
O controle da mosca-branca (Bemisia tabaci) e da mosca-minadora (Liriomyza huidobrensis) na cultura da batata, pelo Programa Verimark e Benevia, da DuPont do Brasil, pode trazer ganho médio de produção de mais 37 sacas por hectare. Esse desempenho, informa a empresa, foi apurado em parte representativa de 60 campos demonstrativos realizados entre 2011 e 2015, na fase anterior ao lançamento do Programa.
Na batata, acrescenta a empresa, os testes envolvendo o novo conceito resultaram ainda na obtenção de plantas vigorosas, no melhor estabelecimento da cultura e na qualidade superior da colheita.
De acordo com o engenheiro agrônomo Luís Grandeza, gerente de marketing da empresa, Verimark está registrado para outras 27 culturas, e Benevia para mais 29, incluindo café, tomate, feijão, melão, repolho, abobrinha, alface e outras, sobretudo hortifrútis.
“O programa Verimark e Benevia apresenta diferenciais medidos em todas as culturas para as quais os produtos têm registro, principalmente na comparação aos tratamentos-padrão que vêm sendo adotados pelos produtores", ressalta Grandeza.
Benevia e Verimark, diz Grandeza, são inseticidas desenvolvidos a partir do ingrediente ativo Ciantraniliprole, que agem nos receptores de rianodina. “Essa característica confere a esses produtos 'espectro cruzado' e alta performance no controle das principais pragas mastigadoras e sugadoras em diversas fases de desenvolvimento dos insetos", explica o engenheiro agrônomo.
Luís Grandeza salienta ainda que os produtos são de baixa carência. Verimark, diz o gerente, é indicado para aplicações de solo, e Benevia, foliares. “A ação integrada dos produtos proporciona alta sistemicidade e longo período de controle de pragas", finaliza o executivo.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura