Syngenta apresenta relatório de sustentabilidade
Os produtores de tabaco da região serrana do Rio Grande do Sul poderão dar a correta destinação às embalagens de agrotóxicos entre 08 de setembro e 16 de dezembro de 2010. Ao todo, 112 municípios serão visitados pelo programa de Recebimento de Embalagens, realizado anualmente pelo SindiTabaco – Sindicato da Indústria do Tabaco na Região Sul do Brasil e empresas associadas com a parceria da Afubra e o apoio do InpEV.
Em outubro de 2010, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos completa 10 anos percorrendo o Rio Grande do Sul com a preocupação de destinar corretamente os recipientes, evitando ainda que sejam reutilizados ou que contaminem o meio ambiente. A primeira coleta do programa foi realizada em 23 de outubro de 2000, em Rio Pardinho, localidade de Santa Cruz do Sul.
Pioneiro, o cronograma de coletas segue roteiros amplamente divulgados na mídia, com o apoio da Afubra, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, iniciativas semelhantes realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco. “Este é um investimento com o objetivo de preservar o meio-ambiente e, ainda, oferecer comodidade e segurança aos produtores de tabaco no manuseio destas embalagens”, afirma o coordenador do programa no SindiTabaco, Carlos Sehn.
O programa segue determinação do Artigo 53, do Decreto 4.074, de 04 de janeiro de 2002, sobre o qual os “usuários de agrotóxicos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos”. Os produtores que aderem ao programa e entregam as embalagens tríplices lavadas, recebem recibos - fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.
Andreoli MS&L
(51) 3713-1777
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura