Cadeia produtiva avalia produção do feijão

08.09.2010 | 20:59 (UTC -3)

A transferência de tecnologias será tema da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão desta quinta-feira (9), em Brasília. As medidas, apresentadas por técnicos da Embrapa, têm como objetivo manter o mercado em equilíbrio. A última pesquisa de campo realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê produção de 807 mil toneladas do grão na safra de inverno com predominância do feijão irrigado. O resultado é 4,2% superior, com ampliação de 32,3 mil toneladas, do que o registrado em 2009.

Técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Figueiredo Ruas diz que o plantio da temporada 2010/2011 começou no final de julho, no sudoeste do Paraná e em São Paulo, estendendo-se até dezembro, mas com maior concentração nos meses de outubro e novembro.

A produção nacional da safra 2009/2010 atingiu 3,3 milhões de toneladas de feijão. O suprimento, que é a soma da produção, importação e estoque de passagem, foi de 3,6 milhões de toneladas. O Paraná contribuiu com 24%, com produção de 800 mil toneladas, seguido de Minas Gerais (19%), com 620 mil toneladas. Bahia e São Paulo (10%) têm produção prevista de 326 mil toneladas cada. De acordo com o ministério, o consumo brasileiro alcançou 3,5 milhões de toneladas.

Na avaliação do governo, as condições meteorológicas no Brasil, a partir de setembro, sofrerão influência do fenômeno La Niña, que sinaliza precipitações abaixo do normal na região Centro-Sul do País e excesso na região Nordeste. “Pode ocorrer limitação no plantio bem como ampliação do período de entressafra, alterando o comportamento do mercado e abrindo espaço para a recuperação das cotações”, aponta Ruas.

Inez De Podestà

Mapa

(61) 3218-2203

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro