Bertin S.A. seleciona para programa de trainee
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) recebeu em seu gabinete de Brasília, na última semana, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès, que também preside a Associação Mundial de Produtores de Maçã e Pera e o presidente-honorário da ABPM e presidente do Conselho Fiscal do Ibraf, Luiz Borges Junior. O motivo do encontro foi para solicitar o apoio do deputado no sentido de prorrogar a vigência do convênio referente ao Programa Oficial de Erradicação da Cydia Pomonella.
O recurso que o governo federal liberou para a execução do programa no ciclo 2007-08 foi de R$ 1,2 milhão, do Ministério da Agricultura. No entanto, segundo o presidente da ABPM a liberação deste recurso atrasou, sendo efetivada apenas em abril de 2009 e o Ciclo da praga já havia se encerrado. Para que o trabalho fosse efetivado a associação assumiu o monitoramento nas regiões urbanas de Lages, Vacaria, Bom Jesus e Caxias do Sul, efetuando gastos sem ter o recurso do governo.
O assunto já foi tratado no Ministério da Agricultura. Para dar seqüência, o deputado Afonso Hamm, que também batalhou para a liberação do recurso ao programa, agendou uma audiência para esta terça-feira, dia 25 de novembro, com o Superintendente federal da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, na sede da superintendência do MAPA, em Porto Alegre.
Conforme o presidente da associação, o prazo de vigência do convênio encerrou em 5 de outubro e a associação tem até o dia 05 de dezembro para prestar contas. Como o recurso chegou fora do prazo, os representantes do setor solicitam um termo aditivo para extensão de prazo de vigência para usá-lo no Ciclo 2008-09.
Segundo Hamm, o ciclo da praga já começou há dois meses e as atividades foram reiniciadas, portanto, é necessária uma decisão urgente por parte do Ministério para a solução desse impasse.
A ABPM e Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã estão fazendo o monitoramento nos pontos críticos da cidade de Lages e Vacaria. Os produtores estão fazendo o monitoramento nas áreas de seus pomares.
Márcia Godinho Marinho
Gabinete do deputado federal AFONSO HAMM (PP-RS)
(61) 32155467
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura