29º Congresso Nacional de Milho e Sorgo acontece em agosto
O diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos, participa neste sábado (2) da apresentação do Programa Estadual de Correção da Acidez do Solo em Santa Maria. O evento, promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), acontece a partir das 9h, no auditório da Corsan.
Rheinheimer explicará detalhes do programa para 18 municípios beneficiados na região central. O Programa Estadual de Correção da Acidez do Solo, lançado semana passada em Barros Cassal, permitirá a correção de 41.600 hectares de solo, distribuindo 15 toneladas de calcário para 10.400 agricultores de 104 municípios do Estado.
A Fepagro será a responsável técnica pelo programa. Os beneficiários da iniciativa são agricultores e pecuaristas familiares. O programa é financiado com recursos dos cofres estaduais e conta com a parceria das prefeituras.
Um adequado manejo do solo possibilita uma maior infiltração de água e permite o crescimento substantivo do sistema radicular das plantas em profundidade, provocando aumentos de produtividade mesmo em anos de estiagem. A expectativa é de um aumento de pelo menos 25% na produtividade das culturas produtoras de grãos.
O público alvo do encontro deste sábado são prefeitos, vereadores, secretários da agricultura e representantes de sindicatos rurais da região. Também participará do evento o responsável da área de inovação tecnológica da Seapa, Dílson Bisognin, que falará sobre o Programa Mais Água, Mais Renda, também da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.
Fernando Dias/Fepagro
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura