Cirurgia de Mendes Ribeiro transcorre bem, diz hospital
Entre os dias 15 de agosto a de 17 de setembro, a Dow AgroSciences realizou o Programa de Aplicação Responsável 2011 com o objetivo de orientar e disseminar boas práticas agrícolas à técnicos e produtores. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Botucatu, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e a Fundação Mato Grosso.
Nesta edição 625 pessoas foram treinadas em 21 cidades nos estados do Mato Grosso e Rondônia. O programa contempla palestras sobre uso de equipamento de proteção individual (EPI), descarte de embalagens, qualidade na aplicação, condições climáticas adequadas, além de atividades teóricas e práticas sobre inspeção periódica de pulverizadores (IPP) e redução do risco de deriva, com a utilização do simulador de deriva.
"Os principais objetivos do Programa de Aplicação Responsável foram alcançados: realizamos com sucesso as ações de extensão, capacitamos e conscientizamos agricultores, operadores de pulverizador e técnicos no que se refere a aplicação e sustentabilidade do tratamento fitossanitário. Em todas as cidades, enfatizamos a importância da otimização dos recursos, reduzindo o impacto nos sistemas de produção agrícola", afirmou Valeska De Laquila, especialista em Product Stewardship de defensivos da Dow AgroSciences.
Neste ano, o Programa de Aplicação Responsável recebeu ainda o Prêmio Andef 2011, na categoria "Boas Práticas Agrícolas". Os projetos foram avaliados por representantes de instituições como o Ministério da Agricultura, o Ibama e a Anvisa. "É muito importante colaborar para o desenvolvimento do agronegócio, em áreas que vão além da venda de produtos e soluções", comenta Valeska.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura