Projeto isenta produtor rural de culpa por incêndios vizinhos
Medida segue para análise de outras comissões antes do Senado
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) anunciaram a assinatura do Termo de Fomento nº 1327-2025, voltado para a disseminação de práticas sustentáveis no campo. O documento estabelece um investimento total de R$ 1.574.655,37 para levar informação e capacitação a produtores rurais e profissionais do setor, priorizando a organização de eventos educativos como palestras, dias de campo e filmagens de casos de sucesso.
Denominado “ABC+ em Ação”, o programa será executado em 17 municípios, com início nesta quarta-feira (27/08), em Sinop. A primeira fase inclui filmagens em fazendas de referência na adoção de tecnologias sustentáveis, além de encontros em municípios como Campo Novo do Parecis. Ao longo de dois meses, a programação passará por diferentes regiões de Mato Grosso, com atividades em Rio Branco, Porto Estrela, Santa Cruz do Xingu, Confresa, Ribeirão Cascalheira, Alto Taquari, Aripuanã, Juruena, Nova Bandeirantes, Carlinda, Jaciara, Alto Paraguai e Poconé; além de um grande evento de encerramento em Cuiabá, no dia 23 de outubro.
Entre os destaques do cronograma estão o “Agrárias Day”, que acontecerá no dia 16 de setembro, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Além de um dia de campo exclusivo para jornalistas em Rio Verde, no dia 23 de setembro. Ambas ações têm como meta ampliar a visibilidade das práticas sustentáveis já aplicadas ao Estado.
“Esse é mais um passo da nossa federação para preparar o setor agropecuário mato-grossense diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, sem abrir mão da eficiência produtiva e do protagonismo de Mato Grosso no cenário nacional e internacional”, destaca o diretor da Famato, Robson Marques.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura