Programa 3S de soja sustentável da Cargill lança aplicativo para produtor acompanhar plano de desenvolvimento

A nova ferramenta oferece um pacote de soluções com foco em técnicas de produção sustentável e acompanhamento individualizado do programa

08.02.2022 | 15:34 (UTC -3)
Felipe Fonseca

Os produtores de soja participantes do Programa 3S acabam de ganhar uma nova ferramenta para ajudar na gestão sustentável dos negócios. A Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS), parceiro implementador do programa, lançaram o aplicativo Soja 3S, um novo aliado dos produtores rurais na gestão e melhoria contínua das suas propriedades.

O novo aplicativo faz parte do Programa 3S (Soluções para Suprimentos Sustentáveis), uma plataforma de soluções oferecidas pela Cargill desde 2008. “A Cargill tem um compromisso com a sustentabilidade e por isso temos trabalhado lado a lado com os produtores rurais para facilitar a gestão e apoiar seus objetivos de negócio de forma cada vez mais sustentável”, afirma Renata Nogueira (foto).

No ano passado, o Programa 3S bonificou 143 produtores que comercializaram soja certificada na safra 2019/2020. Em relação a 2020, o volume de soja certificada comercializada pela Cargill aumentou 75%. O programa é reconhecido pela The European Compound Feed Manufacturers’ Federation (FEFAC), entidade que representa associações nacionais em 24 estados-membro da União Europeia.

Como funciona

Cada produtor inscrito no Programa 3S conta com um diagnóstico feito pelos especialistas do IBS que origina um Plano de Qualificação. O novo aplicativo Soja 3S traz mais autonomia ao gestor rural, uma vez que facilita a visualização dos próximos passos para que a propriedade avance para sua qualificação no Programa.

Na avaliação de Renata Nogueira, da Cargill, um dos destaques é a adesão voluntária dos produtores, o que aponta para um compromisso cada vez maior do setor e um posicionamento em relação ao uso consciente dos recursos naturais. “Para ser certificada no 3S, aquela propriedade rural precisa oferecer um equilíbrio entre os indicadores econômicos, ambientais e de desenvolvimento. O aplicativo vai facilitar a gestão de todos esses dados de forma prática, assertiva e, ao mesmo tempo, englobando todos os lados desse prisma”, analisa Renata.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024