Progênie do Touro 7308 PO Perdizes leva superioridade genética para o campo

10.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Sandra Lima

Em 2009, eram 70 descendentes. Hoje, o touro 7308 PO Perdizes possui mais de 500 filhos avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN) desenvolvido pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Há quase três anos, o 7308 PO Perdizes faz parte da bateria de touros da CRV Lagoa e a venda de doses de sêmen convencional e sexado já ultrapassam a casa dos 60 mil. “Vários criadores de diversos estados adquiriram doses do touro, comprovando que a genética não tem fronteira e a biotecnologia da inseminação artificial cumpre o seu papel de democratizar esta genética melhoradora”, afirma Ricardo Abreu, gerente de produto de corte da CRV Lagoa.

Desse total, a Agropecuária Santa Bárbara, com sede localizada no estado do Pará, adquiriu a fatia de 22 mil doses. “O que nos levou a comprar tantas doses dele foi a prova (DEPs) e o que nos motivou mais ainda foi um touro com pontuação. E é lindo, fenotipicamente falando. Quem não quer o bonito, pesado e precoce?”, explica Lúcio Cornachini, diretor da empresa. Ele acredita que o resultado será um rebanho produtivo e com ótima caracterização fenotípica. “Esperamos que ele nos dê isto, peso e precocidade com muita raça”.

Fabiano Araújo, médico veterinário da Aval Serviços Tecnológicos e consultor em melhoramento genético, conhece bem a progênie do touro. Desde 2008 aplica a genética em grandes fazendas do país como Beabisa, Alô Brasil, entre outras. Araújo já está na terceira safra do produto com mais de 300 filhos nascidos. “O 7308 é o líder entre os três melhores touros utilizados pela empresa”, afirma. Em relação aos machos, apresentam excelente peso a desmama, peso após desmama e são muito bem caracterizados com expressão fenomenal para o Nelore. “Nossa expectativa agora é com as filhas dele, na característica habilidade materna”.

Com filhos avaliados em teste de progênie pelo PAINT, Programa de Melhoramento Genético de Raças de Corte da CRV Lagoa, os descendentes do touro 7308 são de elevada velocidade de ganho de peso, musculosidade proeminente no posterior aliado a ótimo padrão racial. Também se caracterizam por excelente conformação de carcaça.

A Fazenda Perdizes iniciou a avaliação genética do seu rebanho no PAINT em 2011 e para Marcelo Almeida, gerente de produto PAINT, “Até o momento já realizamos a avaliação de desmama, isto corresponde a cerca de 40% da avaliação final, sobre a qual é calculado o índice PAINT”. Um fato que chamou a atenção Almeida é que entre os animais avaliados, os maiores destaques para crescimento e qualidade de carcaça, todos sem exceção eram filhos do 7308 PO Perdizes. “Não quero antecipar resultados, para isto existe a avaliação genética. Há um longo caminho a ser percorrido e o touro 7308 precisa comprovar sua competência no período pós desmama, fase que se constitui no maior desafio para os animais com verdadeira eficiência de produção a pasto. Até aqui ele o fez com muita competência”, afirma.

O touro se diferencia pela sua superioridade genética. É destaque absoluto nas avaliações da ANCP sendo Top 0,1% para MGT (20,10), MTP120, DP365 e DP450 e Top 1% para DPE450. Na Embrapa/10-11 é Top 0,1% para IQG (3,98) com evidência para ganho de peso. Com linhagem de Ludy e 1646 da MN, safra 2004 da seleção da Quilombo, o 7308 PO Perdizes tem pedigree consistente para precocidade sexual e acabamento, com ossatura e estrutura forte.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025