Financiamento facilitado e condições climáticas devem aquecer mercado, aposta Massey Ferguson
A produção de açúcar e álcool em Minas Gerais será recorde na safra 2009. É o que indica o levantamento divulgado nesta quarta-feira (2) pela Conab. Minas Gerais irá produzir 2,3 bilhões de litros de álcool.
Trata-se de uma alta de 21% em relação ao ano passado. A produção mineira de álcool é a terceira do país, atrás de São Paulo e Goiás.
Já a produção de açúcar deverá apresentar um crescimento de 7,6% em relação ao ano passado. Segundo a Conab, as indústrias de Minas deverão produzir aproximadamente 2,8 milhões de toneladas. Neste setor, o Estado também ocupa a terceira posição no ranking nacional, liderado por São Paulo e Paraná.
De acordo com o estudo, o processamento de cana-de-açúcar destinada à indústria sucroalcooleira em Minas Gerais será de 51,3 milhões de toneladas. Um crescimento de 16% em relação à safra anterior.
A aérea colhida, de 648 mil hectares, representa um aumento de 7,6% na comparação com o ano de 2008. Cerca de 58% da produção de cana-de-açúcar colhida e processada em Minas Gerais será destinada à produção de álcool e 42% irão para a fabricação de açúcar.
Segundo o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, João Ricardo Albanez, a expansão da produção é resultado das perspectivas favoráveis para a produção de etanol registradas nos últimos anos graças à demanda pelo uso de energia limpa em todo o mundo.
“Outro fator favorável é aumento dos preços do açúcar no mercado internacional. Nos primeiros sete meses deste ano, houve uma elevação de 16% do preço em dólar da tonelada do açúcar na comparação com o mesmo período do ano passado”, explica. Apesar disso, o superintendente comenta que os produtores ainda não se beneficiaram da valorização dos preços no mercado externo por causa da grande oferta de cana-de-açúcar no Brasil.
A colheita da cana-de-açúcar na região Centro-Sul do País deverá se estender até janeiro de 2010. Os municípios com a maior produção do Estado estão no Triângulo Mineiro: Uberaba, Conceição das Alagoas, Canápolis, Frutal e Ituiutaba.
Segundo o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool e da Indústria do Açúcar no Estado de Minas Gerais (Sindaçúcar/Siamig), o Estado conta com 41 usinas. Quatro entraram em operação nesta safra.
Marcelo Varella
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
(31) 3215-6565 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura