Produção Integrada de Banana é alternativa para fortalecer fruticultura em Tocantins

20.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Com o intuito de contribuir com o fortalecimento da fruticultura no Tocantins, acontece em Miracema do Tocantins, o Curso Técnico sobre Boas Práticas Agrícolas de Banana. A abertura do Curso ocorreu na manhã desta segunda- feira, 20, e segue com uma programação até quarta-feira, dia 22. O evento é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e SFA - Superintendência Federal da Agricultura.

Presente no curso, a Chefe de Divisão de Fruticultura do Mapa, Rosilene Ferreira Souto, apresentou uma palestra sobre “O Sistema Brasileiro de Produção Integrada”, onde elogiou a parceria entre Governo do Estado e a SFA, no Tocantins, que beneficia a produção integrada de frutas. “O Sistema de Produção Integrada de Abacaxi do Tocantins, foi o primeiro do Brasil e é modelo para outros estados. Por isso, acredito no êxito da produção integrada de banana aqui”, afirmou Rosilene.

O Curso Técnico sobre Boas Práticas Agrícolas de Banana é destinado, exclusivamente, para capacitação dos técnicos da Seagro, do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e Adapec – Agência de Defesa Agropecuária.

Para Deuzimar Gomes, engenheiro agrônomo do Ruraltins de Miracema, a iniciativa deve fortalecer a produção de banana no município que já foi o maior produtor do Estado, e também de outras regiões. “Miracema ainda é um dos maiores produtores de banana do Estado, mas hoje parte da nossa produção está comprometida e por isso precisamos de novidades tecnológicas para enfrentar os problemas, que foram surgindo ao longo dos anos”, afirmou o técnico do Ruraltins, acrescentando: “um evento como esse certamente contribui muito com nossa capacitação e consequentemente com a melhora da produção da região, uma vez que repassamos o que aprendemos aqui aos produtores”.

O coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, que atuou na organização do curso, destaca que é intuito do Governo do Estado implantar um programa para garantir a boa comercialização da banana, visando também à lucratividade. “A banana produzida no Tocantins não abastece nem o mercado interno, e a intenção é resgatar a produção de banana como já acontece com o abacaxi”, afirmou o coordenador da Seagro.

Participou do evento, o superintende Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca; o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar, a secretária de Agricultura de Miracema, Maria Tereza Vasconcelos, além de representantes da Embrapa e do Ruraltins. As palestras continuam pela tarde e acontecem no Auditório da Diretoria Regional de Ensino de Miracema. O encerramento será com visita técnica ao projeto de Irrigação São João (Porto Nacional), onde há plantio integrado de banana.

O Tocantins é pioneiro e modelo no Programa PIF – Produção Integrada de Frutas na cultura do abacaxi, e pretende expandir o programa para a produção de banana. O objetivo é a produção integrada de frutas com qualidade e de forma econômica, respeitando o ambiente, a saúde do consumidor e do produtor, através da minimização do uso de agroquímicos e da integração de práticas de manejo do solo e da planta. No mercado internacional a rastreabilidade é obrigatória desde 2005. O programa é do Governo Federal coordenado pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Programação

Dia 20 (segunda-feira)

14h – A bananicultura no Estado do Tocantins – Luis Henrique Michelin (Adapec) e Milene Magalhães (Ruraltins)

14h30 – Aspectos gerais, implantação e práticas culturais da bananeira – Ana Lúcia Borges (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

16h15 – Manejo e conservação do solo – – Ana Lúcia Borges (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

Dia 21 (terça-feira)

8h – Nutrição e adubação da bananeira - – Ana Lúcia Borges (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

10h15 – Doenças da bananeira – Aristóteles Pires de Matos (Embrapa Mandioca e Fruticultura)

14h – Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negro – Fernando Azevedo de Freitas (MAPA – SFA TO)

14h45 – Pragas da bananeira – Antonio Humberto Simão (MAPA – SFA TO)

17h – Colheita e pós-colheita – Fábia Alves

Dia 22 (quarta-feira)

9h - Visita técnica ao projeto de Irrigação São João (Porto Nacional)

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025