Produção de pêssego começa a ser colhida na capital sul

03.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

Hildemar Piber pretende colher, nesta safra, mais de 35 toneladas de pêssego em uma área de 10 hectares onde cultiva também nectarinas, caqui e verduras. Segundo o produtor, que sediou nesta quarta-feira (3) a abertura da colheita do pêssego, em Porto Alegre, neste ano a quantidade produzida será menor que no ano passado, mas o tamanho dos frutos será maior.

 

A família Piber recebeu em sua propriedade, no Bairro Vila Nova, o supervisor da Emater/RS-Ascar, Antônio Delci Falcão, o prefeito José Fortunati, o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein, o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, além de outras autoridades, agricultores e a rainha e princesas da 26ª Festa do Pêssego de Porto Alegre.

 

Assim como a família Piber, outras 34 se dedicam ao cultivo da fruta na capital, em uma área de 120 hectares e com uma produção que chega a 1.200 toneladas. As variedades de pêssego cultivadas são o Premier, Sulina, Charme, Peach, Chimarrita, Douradão, Maciel, Granada, Cardeal e Eldorado, que são comercializadas em pontos-de-venda, na Festa do Pêssego e na Ceasa. “A festa é uma das principais formas de escoamento da minha produção e a venda direta ao consumidor garante maior renda”, avalia Hildemar.

 

A abertura da colheita antecede a Festa do Pêssego, que chega a 26ª edição e acontece nos dias 6, 7, 13, 14, 15, 20 e 21. A estimativa dos organizadores é que, aproximadamente, 80.000 pessoas circulem pelos estandes do evento. A festa visa promover e comemorar a produção da fruta que destaca a capital gaúcha como uma das maiores produtoras de pêssego de mesa do Brasil, explica o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Luiz Paulo Vieira Ramos.

 

A abertura da festa ocorre no sábado (06), a partir das 11h, no Centro de Eventos da Vila Nova, rua João Salomoni, 2630. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Sindicato Rural de Porto Alegre e Prefeitura. Além da comercialização de pêssegos, o público visitante poderá conferir, durante o evento, exposição de artesanato, assistir a apresentações artísticas e shows de grupos tradicionalistas.

 

Carine Massierer

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Porto Alegre

(51) 2125-3155

cmassierer@emater.tche.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro