Primeiro Encontro de Irrigantes por Aspersão acontece na FARSUL

24.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria FARSUL/SENAR-RS

Nesta quinta-feira (27) , o Sistema FARSUL/SENAR-RS realiza mais uma etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, na sua sede, em Porto Alegre/RS, trazendo como tema a irrigação das lavouras no Primeiro Encontro de Irrigantes por Aspersão do Estado.

No encontro, que acontece das 8h às 17h, representantes do Ministério Público Estadual, Universidade de Santa Maria, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA, Escola superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ e Sistema FARSUL, farão uma abordagem técnica e política sobre a tecnologia aplicada, principalmente no que diz respeito as novidades do código ambiental e suas implicações na atividade.

Conforme o chefe da divisão técnica do SENAR-RS, João Augusto Telles, a proposta do evento é reunir irrigantes gaúchos e especialistas para buscar respostas quanto ao andamento de projetos na área, propostos por governos federal e do estado, e que tipo de melhorias ainda podem ser sugeridas para que a irrigação de fato se torne uma prática com maior facilidade de acesso pelo produtor.

Conforme Telles, o Rio Grande do Sul tem potencial para chegar a 300 mil hectares plantados com o sistema de pivô central, porém, só 90 mil hectares estão viabilizados “A burocracia é hoje a inimiga dos projetos em irrigação no RS, principalmente, quanto aos entendimentos referentes às questões ambientais e energia elétrica” - informou Telles.

As inscrições para o evento são limitadas e gratuitas. Podem ser feitas na Casa Rural, Centro do Agronegócio, pelo fone (51) 3221-6460.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro