Prazo de vacinação contra aftosa é ampliado

01.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

A dilatação do prazo final da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para o dia 15 de dezembro foi comemorada pelos pecuaristas baianos, durante a abertura oficial da 21ª Fenagro. Na Bahia, Estado que pertence ao Circuito Pecuário Leste, junto com Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, a vacinação deveria terminar no domingo (30), mas, com a seca que se abateu no estado nos últimos meses, os produtores baianos, representados pela ABAC, pleitearam a prorrogação do prazo, alegando a fragilidade do rebanho para receber a segunda dose da vacina.

Em seu discurso, o presidente da ABAC, Jaime Fernades, considerou "acertada" a decisão governamental. "Já perdemos muitas reses neste longo período de estiagem. Seria um risco muito grande vacinar o gado tão debilitado. As perdas seriam muito maiores. Agora, com a chuva que já começa a cair, os criadores poderão cumprir o compromisso de manter a Bahia longe da febre aftosa".

Para o recém-empossado secretário de Agricultura Roberto Muniz, esta é uma vitória dos criadores baianos organizados. "O Governo do Estado compreendeu a situação dos pecuaristas, neste momento de dificuldade. Levamos o pleito ao Ministério da Agricultura, que atendeu de imediato o pedido", disse o secretário, salientando que o importante é que a Bahia consiga a cobertura vacinal total do rebanho. Na primeira etapa, realizada no mês de março, segunda dados da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma AGRÁRIA (Seagri), a Bahia alcançou uma cobertura vacinal de 96,8%, índice muito superior ao recomendado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), que é de 90%.

Fonte: ContatoCom > Comunicação Integrada - [15] 3224 1000

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro