Práticas de Gestão da Embrapa são apresentadas no Seminário da ABIPTI

31.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Duas práticas da Embrapa foram selecionadas pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação – ABIPTI para serem apresentadas no Seminário “Em busca da Excelência na Gestão”. O evento promovido pela Associação e pela Financiadora de Estudos e Projeto – FINEP e realizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF), nos dias 29 e 30 de março, foi programado para encerrar e divulgar os resultados do Ciclo 2010 do Programa de Excelência em Gestão (PEG) e dar início ao Ciclo de 2011.

 

No caso da Embrapa, foram escolhidas as práticas de Governança Corporativa, da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) e de, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA). Essas práticas foram descritas nos Relatório de Gestão dos Centros de Pesquisa da Empresa e escolhidas por seus aspectos inovadores e por já estarem sendo efetivamente aplicadas.

 

No relato da prática de Liderança Corporativa, Sérgio Saraiva, analista da Embrapa Agroenergia descreveu como o Planejamento Estratégico realizado periodicamente é transmitido para as partes interessadas, incluindo os empregados, e como é transformado em projetos e atividades. Saraiva explicou sucintamente o processo de elaboração do Plano Diretor da Unidade (PDU) e os passos que levam à sua aplicação prática, com os desdobramentos nos níveis tático e operacional. Foram apresentados os principais pontos positivos conseguidos com a aplicação da prática, destacando-se entre eles a formalização das regras de conduta e o estabelecimento do planejamento anual e avaliação do cumprimento de metas institucionais. Dentre os principais pontos de melhoria foi destacada a necessidade de desenvolver prática de tratamento de riscos corporativos.

 

A prática da Embrapa Amazônia Oriental escolhida para apresentação foi a da implantação do termo de referência no processo de compras. Delma Lúcia Ataíde de Campos, supervisora do Setor de Patrimônio e Materiais desta Unidade mostrou as etapas que foram cumpridas e os processos formalizados para que os demandantes de compras e serviços passassem a apresentar termos de referência, elaborados segundo a legislação em vigor, quando da solicitação de compra de materiais ou da contratação de serviços. Delma Campos finalizou a apresentação mostrando indicadores de desempenho relativos ao ano de 2010, que mostram decréscimo acentuado do nível de rejeição de materiais adquiridos e de recursos impetrados pelos fornecedores nos processos licitatórios.

 

O PEG vem sendo conduzido pela ABIPTI há 12 anos e tem como objetivo principal apoiar a melhoria contínua do desempenho das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação do país, por meio da aplicação dos fundamentos e dos critérios de excelência reconhecidos e utilizados mundialmente. A ABIPTI tem, atualmente, 202 associados, sendo 102 empresas privadas e 100 instituições públicas, das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). A Presidente da ABIPTI, Isa Assef, declarou na abertura do Seminário que a Associação tem realizado um trabalho de valorização das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no país e que um grande esforço precisa ser feito para melhorar a gestão das instituições que se dedicam a essas atividades. “Para melhorar a competitividade das nossas instituições no mercado mundial e contribuir decisivamente para o desenvolvimento do país, precisamos caminhar em direção à excelência técnico-científica e de gestão” declarou Assef.

Também presente à sessão de abertura, Luiz Antonio Elias, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), enfatizou que está sendo elaborada Política de Desenvolvimento para a Competitividade, que terá a Ciência e Tecnologia como elo estratégico entre vários assuntos de grande importância nos próximos anos, como a “economia verde”, a “economia criativa”, a valorização da biodiversidade, a inclusão digital ampla, etc.. “Para muitos desafios que enfrentaremos, precisaremos de gestores qualificados e comprometidos com a excelência nos procedimentos e na obtenção de resultados”, enfatizou.

Segundo a Associação, o PEG oferecerá, durante o Ciclo 2011, oficinas e cursos abordando os diversos aspectos que levam à melhoria do desempenho dos institutos de pesquisa tecnológica. A capacitação de recursos humanos enfocará as diversas atividades envolvidas no PEG, como elaboração do relatório de gestão e de planos de melhoria, realização de auditorias, desenvolvimento e aferição de indicadores de desempenho, etc.

 

Para facilitar a participação dos associados, as oficinas serão realizadas nas cinco regiões brasileiras. Todas terão como base os critérios de excelência disseminados pela Fundação Nacional da Qualidade (www.fnq.org.br) e pela GesPública (www.gespublica.gov.br), considerados os maiores reconhecimentos à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil. O programa conta com o apoio da FINEP.

Segundo Bibiana Moura, coordenadora do PEG, a empresa privada ou instituição pública que participa do Programa alcança uma série de benefícios, destacando-se entre eles: melhor conhecimento de cada setor e da organização como um todo, utilização de um modelo de gestão reconhecido nacional e internacionalmente, identificação dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria, maior comprometimento da força de trabalho da empresa com os objetivos institucionais; implementação da cultura de avaliação e formação de equipes de alto desempenho.

 

A participação nas atividades promovidas pelo PEG proporciona maior integração e cooperação com outras instituições, proporcionando compartilhamento de tecnologias, práticas, informações e conhecimentos, bem como acesso a resultados da aplicação de tecnologias de gestão no setor. A coordenadora enfatiza que ao participar do PEG “a instituição passa a se preocupar com a melhora contínua dos vários processos e do desempenho global da organização, o que, sem dúvida, é um bom resultado do Programa.

 

Falando de modo geral sobre o Seminário e a participação no PEG, José Manuel Cabral, Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia afirmou que “participar do Programa de Excelência na Gestão contribui para que as instituições melhorem substancialmente seu ciclo de produção, enfatizando a integração entre o planejamento, a execução e a avaliação, com a expectativa de cumprir seus objetivos e entregar melhores resultados para os seus públicos-alvo e para a sociedade”.

 

As práticas

Além das duas Unidades da Embrapa, também foram apresentadas, para o Seminário, práticas do CENPES/Petrobrás, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – Criciúma/SC, do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe – ITPS – Aracaju/SE, Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR – Curitiba/PR, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R – Recife/PE, Fundação Centro de Análises, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI – Manaus/AM, Instituto Nacional de Tecnologia – INT – Rio de Janeiro/Rj e do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL – Campinas/SP.

 

Daniela Garcia Collares

Embrapa Agroenergia

(61) 3448-1581

daniela.collares@embrapa.br

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